No livro do profeta Isaías encontramos um versículo aparentemente isolado, aparentemente sem contexto, que afirma o seguinte: "Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades..." (Is 14.21).
O exegeta menos arguto perceberá claramente que Deus está, com esta simples frase, condenando a organização de cidades. Não era Seu plano original que o mundo se enchesse de cidades. Originalmente não havia uma cidade, havia um jardim. É nas cidades que se encontram as maiores abominações.
A cidade de Babel
O primeiro grande ato de rebeldia contra Deus foi a construção de uma cidade, Babel (Gn 11). Muitos enfatizam apenas a construção da torre, mas o alvo principal contra o qual Deus se voltou foi a cidade que estava sendo edificada. A TORRE JÁ ESTAVA PRONTA há algum tempo. No original, o verbo refere-se a algo já completamente pronto.
Para não ir tão longe, basta pegar uma Bíblia da versão King James, em inglês, e você verá: "...a torre que os filhos dos homens HATH BIULT...", que significa "...TINHAM EDIFICADO..." Então, se a torre já estava edificada, pronta, e cremos que servia apenas como observatório astronômico ou astrológico, o que Deus queria impedir mesmo não era a construção da torre, e sim da cidade.
Descendo um pouco a vista no capítulo 11 de Gênesis, vamos descobrir, no verso 8, a evidência absoluta do que estamos afirmando: "Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; E CESSARAM DE EDIFICAR A CIDADE..." Viu? Não está dizendo que pararam de edificar a torre; a mesma JÁ estava edificada. ELES PARARAM DE EDIFICAR A CIDADE!
A primeira cidade
Voltemos um pouco. Vamos às portas do Éden. Quando Caim saiu dali, em seu destino de vagabundo sobre a terra, qual foi a primeira coisa que ele fez? Fugiu e casou-se. E depois...? "...saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra do exílio (NODE significa exílio) da banda do oriente do Éden. E conheceu Caim sua mulher e ela concebeu e teve a Enoque: E ELE EDIFICOU UMA CIDADE".
Enquanto os descendentes de Sete dedicavam-se à agricultura, à vida pastoril, à caça e à pesca, os descendentes de Caim dedicaram-se mais à vida citadina, à vida urbana; uniram-se e começaram a "inventar invenções". Começaram a lidar com música, pois a vida na cidade exige música, barulho, diversão.
Fabricaram instrumentos de cordas e órgãos. (Os atuais descendentes espirituais de Caim vivem envolvidos com o rock e com drogas, feitiçaria, pactos diabólicos e crimes hediondos, além de muitas outras terríveis aberrações).
Começaram a fazer e utilizar instrumentos de cobre e de ferro, pois a vida na cidade também exige estas coisas. Dentre esses instrumentos saíram as primeiras armas. É nas cidades que os ânimos se agitam. É aí onde mais se utilizam armas.
Na cidade de Enoque (não o santo Enoque do capítulo 5 de Gênesis, é claro!) logo um dos seus descendentes adotou a bigamia: "...e tomou Lameque para si DUAS MULHERES..." (Gn 4.19)
Logo seu espírito belicoso começou a mostrar-se; logo essa vil natureza, esse sentimento de violência começou a manifestar-se, quando chamou suas duas mulheres e deu o relatório para elas de alguma de suas façanhas: "...eu matei um varão por me ferir, e um mancebo por me pisar..." (Gn 4.23). Não é assim mesmo nas cidades?
O caçador e o edificador de cidades
O primeiro grande e declarado inimigo de Deus foi Nimrode, o poderoso caçador, um homem que ajuntou pessoas ao redor de si e resolveu FAZER PARA AQUELE GRUPO UM NOME PODEROSO!
Já que veio depois do Dilúvio, ele conhecia a Deus, pelo menos de ouvir falar. E qual foi sua providência como líder? Edificar cidades, pois é a melhor maneira de ajuntar pessoas. BABEL era a cidade capital, mas houve outras cidades que ele edificou. Ele queria dominar sobre todos e Babel deveria ser uma cidade tremenda, pois Deus impediu que ela fosse concluída, como já foi visto.
Falando sobre Nimrode, a Bíblia diz: "...e o princípio do seu reino foi BABEL, e EREQUE, e ACADE, e CALNE, na terra de Sinear..." (Gn 10.10). Quatro cidades! Tremendo! Mas, ele não ficou satisfeito e desejou expandir-se.
"Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a NÍNIVE, e REOBOTE-IR e CALÁ, e RESEN, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade)" (Gn 10.11,12). Mais quatro cidades, sendo CALÁ uma metrópole.
Outro arquiteto de cidades
Outro grande rebelde, Canaã, também foi edificador de cidades. Vejamos o que ele edificou: "...e foi o termo dos cananeus desde SIDOM, indo para GERAR, até GAZA; indo para SODOMA, e GOMORRA, e ADAMA, e ZEBOIM, até LASA..." (Gn 10.19). Nem é preciso comentar a 'beleza' que Canaã edificou!
Vamos, porém, fazer um ligeiro comentário sobre o destino dessas cidades e o que existia de bom ou de mau em algumas delas. Todas elas foram edificadas pelos inimigos de Deus, enquanto os descendentes de Sem passaram a viver da vida agro-pastoril.
BABEL - Despertou a ira de Deus ao ponto de sua construção ser interrompida.
NÍNIVE - Motivo de condenação. Deus enviou Jonas para increpá-la e, anos mais tarde, foi subvertida no fundo do mar.
SIDOM - Terrivelmente pecadora. JESUS comentou sobre seu pecado, quando referiu-Se a "Tido e Sidom".
GAZA - Capital dos filisteus, terríveis inimigos do povo de Deus.
SODOMA, GOMORRA, ADAMA e ZEBOIM - As quatro terríveis cidades da campina, destruídas por Deus, por causa das horríveis abominações ali cometidas.
LASA - Seria aquela no extremo norte do Mar Morto ou a terrível Lhasa do Tibete, a maior inimiga do Evangelho, que já matou vários missionários cristãos?
A outra Babilônia
Dando um salto até o Apocalipse, vamos descobrir Babel transformada agora em Babilônia, a grande cidade que domina sobre todos os reis da terra. Será a última cidade a levantar-se contra Deus e contra o Seu povo. Mas, para responder a essa aberração, Deus mesmo edifica uma cidade, uma cidade santa e perfeita, a Nova Jerusalém, que desce dos céus como noiva ataviada para seu Esposo. Esta sim, é santa e agradável aos olhos de Deus.
O homem sempre desejou fazer alguma coisa tosca e rude para si, imitando aquilo o que Deus já tem preparado para ele. Cidades são abominações contra Deus, porque são a tentativa humana de realizar aquilo que somente Deus pode realizar.
(Curiosidades Bíblicas/Vol.I)
Nenhum comentário:
Postar um comentário