"Pelo fato de Cristo ter Se identificado plenamente conosco e Se unido a nós, temos acesso a Deus através desse Nome".
A VERDADE EXPLICADA:
Ao lermos o Novo Testamento, percebemos que essa simples combinação de duas palavra -- "em Cristo"-- aparece várias vezes. Podemos encontra-la em vários versículos e de várias maneiras - principalmente nas cartas de Paulo:
> Em Cristo, temos redenção através de Seu sangue;
> Em Cristo, o mistério da vontade de Deus nos é revelado;
> Em Cristo, fomos escolhidos para ser santos e inculpáveis aos Seus olhos;
> Em Cristo, Deus nos concede Sua graça;
> Em Cristo, fomos "incluídos" quando ouvimos a palavra da verdade;
> Em Cristo, Deus operou Seu poder, ressuscitando-O dos mortos;
> Em Cristo, Deus demonstra as incomparáveis riquezas de Sua graça;
> Em Cristo, fomos criados para realizar boas obras que Ele preparou para nós;
> Em Cristo, nós, que antes estávamos longe, fomos trazidos para perto;
> Em Cristo, somos transformados juntos, numa habitação coletiva para o Seu Espírito.
> Em Cristo, o propósito eterno de Deus se cumpre;
> Em Cristo, fomos selados pelo Espírito Santo;
> Em Cristo, fomos ressuscitados da morte e estamos assentados nos lugares celestiais;
> Em Cristo, fomos reconciliados com Deus através da cruz;
> Em Cristo, estão as riquezas da glória através das quais Deus supre nossas necessidades;
> Em Cristo, todas as coisas subsistem;
> Em cristo, reside a plenitude de Deus;
> Em Cristo, somos novas criaturas;
> Em Cristo, podemos subsistir e reproduzir muitos frutos;
> Em Cristo, tudo é possível.
Em algumas passagens bíblicas, a expressão "em Cristo" é utilizada para descrever as qualidades de JESUS - tal como "...n'Ele habita a plenitude de Deus...". Em outros textos, essa expressão diz respeito às bênçãos que desfrutamos por causa d'Ele - tal como "em Cristo, temos a redenção através de Seu sangue...".
VIDA E SEGURANÇA EM CRISTO
Essas expressões são diretas e fáceis de compreender, mas há também um sentido um pouco mais misterioso. Quando lemos que estamos em Cristo -- como no versículo "...se alguém está em Cristo é nova criatura..." -- o que isso significa para nós? Permita-nos sugerir quatro palavras, todas começando com a letra "A".
Aceitação - Nós O aceitamos. Ele nos aceita. Pertencemos a Cristo. Ele pertence a nós. Essa aceitação mútua acontece através da redenção que Ele trouxe de Sua expiação. Estávamos afastados de Deus, mas através de Cristo fomos acolhidos por Ele e reconciliados com Ele.
Adoção - Estar em Cristo é o mesmo que ser parte de Sua família. Deus nos torna Seus filhos. "...a todos os que o receberam, àqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus" (Jo 1.12). Agora podemos chamar Deus de "Pai", e sabemos ter um relacionamento pessoal com Ele. Ele assume a responsabilidade paterna para conosco.
Acesso - Pelo fato de Cristo ter Se identificado plenamente conosco e Se unido a nós, temos acesso a Deus através desse Nome, que agora possuímos o privilégio de usar. Houve apenas um momento em que JESUS não teve acesso ao Pai; isso se deu quando tomou sobre si os nossos pecados e experimentou a alienação de um pecador ao ponto de clamar "Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonaste?" Ele permitiu o rompimento de Sua ligação com Deus, para garantir que pudéssemos ter acesso a Deus.
Anexação - JESUS nos mostra uma imagem maravilhosa quando fala sobre a videira e os ramos: "Eu sou a videira, vós sois os ramos..." (Jo 15.5). Fomos enxertados de maneira perfeita na videira, de modo que, juntos, formamos uma mesma planta. Somos um. Estamos unidos de modo inseparável. Estamos em Cristo. A vida d'Ele nos capacita a produzir frutos.
Estas palavras -- aceitação, adoção, acesso e anexação -- são aspectos distintos de um termo que engloba todas as quatro: nossa união com JESUS. Estamos unidos. Estamos incluídos. Fomos aceitos. Fomos acolhidos. Fomos enxertados. Somos um! Nada "será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".
ELE SE TORNOU PECADO POR NÓS. NÓS NOS TORNAMOS JUSTIÇA N'ELE.
O escritor e preletor britânico Ray Mayhew realizou uma conferência muito bem-sucedida na sede da missão Bethany International, na cidade de Bloomington, Minnesota. Para ilustrar que estamos em Cristo, ele pediu que quatro voluntários fossem até à plataforma. Três deles deveriam dar as mãos e formar um círculo, voltando-se para o centro.
A seguir, pediu que os três soltassem as mãos e virassem de costas. Isso representava o momento em que Cristo Se tornou pecado por nós. Naquele momento, Ele clamou "Meu Deus, meu Deus! Por que me abandonaste?" Depois, Ray pediu que eles se virassem para o centro do círculo outra vez, agora com os braços ao lado do corpo. O último voluntário foi então colocado no centro e os quatro tornaram a dar as mãos.
O que ele quis mostrar com isso? Ray estava incentivando os presentes a perceberem que foram enxertados e receberam vida eterna e estão unidos eternamente com Deus através da morte e da ressurreição de JESUS.
QUEM SOMOS EM CRISTO
À medida que afirmamos e reafirmamos quem somos em Cristo, descobrimos que nossos pensamentos, nossos sentimentos e nosso comportamento mudam enquanto buscamos personificar e demonstrar o que significa estar em Cristo. Isso envolve estabelecer o hábito saudável de nos pronunciarmos e declarar a verdade que encontramos na Palavra de Deus.
Não precisamos usar um uniforme ou ter determinado corte de cabelo, nem vestir certo tipo de roupa ou beber tal marca de chá para nos identificarmos com JESUS. Ele nos ama e nos conhece pelo nome. Maior é o que está em nós do que aquele que está no mundo. Somos mais que vencedores através de Cristo! Acho que isso merece um "Aleluia"!
George R.Foster
M.da Cruz 149/Abr.2010