quarta-feira, 10 de abril de 2019

MONOTEÍSMO CRISTÃO - Parte III

A VERDADE:
"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único SENHOR." (Deuteronômio 6.4)
"...mas Deus é um." (Gálatas 3.20)


A VERDADE EXPLICADA:
A NATUREZA DE DEUS
"Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (Jo 4.24)

Para continuarmos nosso estudo sobre a unicidade de Deus, é essencial que saibamos mais a respeito da própria natureza de Deus. Nossas mentes humanas são limitadas e não podem, naturalmente, descobrir ou compreender tudo o que há para ser conhecido com relação a Deus, mas a Bíblia descreve, com clareza, muitas características e atributos importantes que Deus possui. Vamos estudar neste capítulo alguns dos atributos de Deus que O fazem Deus -- a parte essencial e substancial de Sua natureza. Vamos estudar, também, algumas das maneiras pelas quais Deus tem revelado Sua natureza à humanidade, particularmente através de manifestações visíveis.

Deus é Espírito
JESUS proclamou essa verdade em João (4.24). A Bíblia a revela de maneira consistente, desde Gênesis (1.2) (...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas...) até Apocalipse (22.17) (...o Espírito e a noiva dizem: Vem!). Hebreus (12.9) chama Deus de Pai dos espíritos. Afinal, o que é um espírito? O Dicionário Webster dá à palavra o seguinte significado: "Um ser sobrenatural, incorpóreo, racional, geralmente invisível aos seres humanos, mas que tem o poder de se tornar visível, segundo sua vontade... um ser de natureza incorpórea e imaterial."

A palavra hebraica que se traduz como espírito é ruwach, e pode significar vento, sopro, vida, zanga, sem substancialidade, região do céu, ou espírito de um ser racional. A palavra grega traduzida por espírito, pneuma, pode significar uma corrente de ar, sopro, vento, brisa, espírito, alma, princípio vital, disposição, anjo, demônio ou Deus. Todas estas definições reforçam o fato de que um espírito não tem carne e ossos (Lc 24.39). Do mesmo modo, JESUS indicou que o Espírito de Deus não tem carne e ossos (Mt 16.17). Assim, quando a Bíblia afirma que Deus é Espírito, isto significa que Ele não pode ser visto nem tocado fisicamente por seres humanos. Como Espírito, Ele é um Ser inteligente e sobrenatural que não tem um corpo físico.

Deus é invisível
Sendo Deus espírito, Ele é invisível, a menos que escolha Se manifestar de alguma forma ao homem. Deus disse a Moisés: "E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá". (Ex 33.20). "Ninguém jamais viu a Deus..." (Jo 1.18; I Jo 4.12). Não apenas ninguém jamais viu a Deus, como nenhum homem é capaz de ver a Deus (I Tm 6.16). Muitas vezes a Bíblia descreve Deus como invisível (Cl 1.15; I Tm 1.17; Hb 11.27). Embora o homem possa ver Deus quando Ele aparece de formas variadas, nenhum homem pode ver diretamente o invisível Espírito de Deus.

Deus é Onipresente (=Presente em todos os lugares)
Por ser espírito, Ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele é o único verdadeiramente onipresente; todos os outros espíritos, como os demônios, os anjos e o próprio satanás, podem ser confinados a lugares específicos (Mc 5.10; Jd 6; Ap 20.1-3).

Embora Deus seja onipresente, não podemos igualá-Lo à natureza, substância ou forças do mundo (o que seria panteísmo), porque Ele tem individualidade, personalidade e inteligência reais.

Salomão reconheceu a onipresença de Deus quando orou na dedicação do Templo, dizendo: "Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te podem conter..." (I Re 8.27: veja II Cr 2.6; 6.18). Deus declarou Sua onipresença, dizendo: "O céu é o meu trono, a terra o estrado dos meus pés..." (Is 66.1; ver também At 7.49). Paulo pregou que o Senhor "...não está longe de cada um de nós, pois nele vivemos, e nos movemos e existimos..." (At 17.27,28) Talvez a mais bela descrição da onipresença de Deus encontre-se em Salmos (139.7-13): "Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa. Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe."

Se Deus é onipresente, por que a Bíblia O descreve como estando no céu? Há várias razões:
1 - Esse fato indica que Deus é transcendental. Em outras palavras, Ele está além da compreensão humana e não está limitado a esta terra;
2 - Essa descrição se refere ao centro do raciocínio e atividade de Deus-Sua própria matriz, por assim dizer;
3 - Ela se refere à presença imediata de Deus; quer dizer, à totalidade da glória e do poder de Deus, a qual nenhum mortal pode ver e ainda continuar vivo (Ex 33.20);
4  - Pode se referir também à manifestação visível de Deus aos anjos, nos céus. Não significando isso, no entanto, que Deus não esteja onipresente, nem que esteja limitado a um lugar ou corpo.

Do mesmo modo, quando a Bíblia diz que Deus veio à terra, ou apareceu a um homem, ela não nega Sua onipresença. Ela simplesmente afirma que o foco da Sua atividade se deslocou para a terra pelo menos no que se refere a determinado indivíduo ou situação. Quando Deus vem à terra, o céu não se torna vazio. Ele continua no céu como sempre. Ele pode agir simultaneamente no céu e na terra, ou em vários lugares da terra. É muito importante que reconheçamos a magnitude da onipresença de Deus e não a limitemos à nossa experiência humana.

Deus tem corpo?
Sendo Deus um espírito invisível, e sendo onipresente, Ele, com certeza, não tem corpo, do modo como entendemos que um corpo seja. Ele realmente assumiu várias formas e manifestações temporárias através de todo o Antigo Testamento, para que o homem pudesse vê-Lo. Entretanto a Bíblia não registra nenhuma manifestação corpórea permanente de Deus, até o nascimento de JESUS Cristo. Em Cristo, naturalmente, Deus tinha um corpo humano e agora tem um corpo humano glorificado e imortal.

Fora das manifestações temporárias de Deus e fora da revelação de Deus em Cristo, no Novo Testamento, acreditamos que as referências encontradas nas Escrituras aos olhos, mãos, braços, pés, coração e outras partes do corpo de Deus, sejam exemplos de linguagem figurativa ou antropomorfismo (=interpretação de algo não humano em termos humanos para que o homem possa compreender).

Em outras palavras, a Bíblia descreve o Deus infinito em termos humanos e finitos, para que nós O possamos compreender melhor. Por exemplo, o coração de Deus denota Seu intelecto e Suas emoções, não um órgão bombeador do sangue (Gn 6.6; 8.21). Quando Deus disse que o céu era Seu trono e a terra estrado dos Seus pés, estava descrevendo Sua onipresença, não um par de pés literalmente apoiados sobre o globo (Is 66.1). Quando Deus disse que Sua destra estendeu os céus, estava descrevendo Seu poder e não uma grande mão desdobrando os céus (Is 48.13). "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar..." não quer dizer que Deus tenha olhos físicos em todos os lugares, mas indica Sua onipresença e onisciência (Pv 15.3). Quando JESUS expulsou demônios pelo dedo de Deus, Ele não usou um enorme dedo vindo dos céus, mas exerceu o poder de Deus (Lc 11.20). O resfolgar das narinas de Deus não eram, literalmente, partículas emitidas por gigantescas narinas celestes, mas o forte vento do leste enviado por Deus para separar o Mar Vermelho (Ex 15.8; 14.21). De fato a interpretação literal de todas as visões e descrições físicas de Deus nos levaria a acreditar que Deus tem rodas (Dn 7.9). Resumindo, acreditamos que Deus, como espírito, não tem corpo, a menos que queira Se manifestar em forma corpórea, como O fez na pessoa de JESUS Cristo.

Alguns afirmam que no Antigo Testamento Deus tinha um corpo espiritual, visível aos outros seres espirituais, como os anjos. Levantam essa hipótese, porque os espíritos humanos parecem ter uma forma capaz de ser reconhecida pelos outros espíritos (Lc 16.22-31), e porque algumas passagens indicam que os anjos e satanás presenciaram uma manifestação visível de Deus no Antigo Testamento (I Re 22.19-22; Jó 1.6). No entanto, Deus não precisava de um corpo espiritual para agir assim, porque Ele poderia ter Se manifestado a outros espíritos do mesmo modo como Se manifestou ao homem. Um versículo chave das Escrituras traz implícito o conceito de que, normalmente, Deus não é visível mesmo aos seres espirituais, a menos que Ele próprio escolha Se manifestar de tal modo: "Aquele que foi manifestado na carne...contemplado por anjos". (I Tm 3.16). 

Finalmente, se Deus tivesse mesmo algum tipo de corpo espiritual, certamente, não estaria confinado a ele, como outros seres espirituais estão confinados a seus corpos, pois se assim fosse, Ele não seria verdadeiramente onipresente. A onipresença de Deus significa, por exemplo, que Ele poderia ter aparecido, simultaneamente, aos homens, na terra, e aos anjos, nos céus. Precisamos ter em mente também que, nos tempos do Novo Testamento, Deus escolheu revelar a Si mesmo, em Sua plenitude, através de JESUS Cristo (Cl 2.9). Não há possibilidade de se separar Deus e JESUS, e não há outro Deus visível a não ser JESUS.


continua...
(David K.Bernard)

 

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