"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal..." (II Co 5.10)
A VERDADE EXPLICADA:
Eis os três tribunais:
O TRIBUNAL DE CRISTO: (Rm 14.10; II Co 5.10) para julgamento exclusivo da Igreja, isto é, de todas as pessoas verdadeiramente salvas por JESUS Cristo.
O TRIBUNAL DAS OVELHAS: (Mt 25.31-36) para julgamento das nações, conforme Joel 3.2,12.
O TRIBUNAL DO TRONO BRANCO: (Ap 20.11-15) exclusivo para julgamento dos ímpios.
1) - Pela leitura de Romanos 14.10 e II Coríntios 5.10, temos a convicção de que todos nós haveremos de comparecer perante o Tribunal de Cristo. Mas, há realmente necessidade do nosso comparecimento perante tal Tribunal? Sim, individualmente, cada uma dará conta de si mesmo. O nosso pecado na cruz já foi perdoado, todavia seremos julgados por omissão ou comissão; pelo que foi feito e pelo que foi deixado de fazer. O julgamento será das OBRAS, das AÇÕES, dos SERVIÇOS. Decoramos Efésios 2.8,9, mas nos esquecemos do versículo 10!
2) - É bom recordar que 'obra' no contexto do Novo Testamento (no grego ÉRGON) tem o sentido de "serviço prestado", "ação moral", "empreendimento realizado"; serviço grande ou pequeno, mesmo um "copo d'água dado em nome de JESUS" (Mt 10.22). Conveniente fixar a verdade clara e definida na Bíblia que o homem somente é salvo pela fé em Cristo JESUS. E no presente tratado, situando as OBRAS ou ATIVIDADES, SERVIÇOS PRESTADOS, como decorrência de "ser salvo"! - "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus..." (Mt 5.16).
Texto como este e outros não cuidam de "fazer algo" para ser salvo,mas algo há de acontecer POR SER SALVO.
3) - A palavra 'tribunal' no grego é BEMA e foi usado para designar o palco dos juízes nos jogos olímpicos. No latim temos a palavra correspondente que é PODIUM e mais popularmente, "palanque, tablado". Sempre os vencedores de determinada competição, os três primeiros colocados, sobem ao "pódium" para recebimento de prêmios, medalhas, galardões. Também, na compreensão do que acontece pela vitória obtida, tal posto se constitui um LUGAR DE HONRA ou honrarias.
4) - A questão de galardão é assunto amplo e irrestrito na Bíblia. Em I Coríntios 9.24 lemos: "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis..." Em Mateus 6.1ss, JESUS observou que muitos estavam agindo erradamente com a oração, jejum, esmola e, no exercício da justiça pessoal, já estavam recebendo a sua recompensa ou galardão (no grego, galardão é MISTOS, metro, medida completa!). O entendimento era que cada um que agia erradamente, procurando o louvor dos homens, já estava recebendo sua "medida completa" e nada mais haveria para JESUS acrescentar!
5) - Se sabemos que as nossas ações ou omissões serão julgadas, onde será o lugar desse BEMA ou TRIBUNAL DE CRISTO? Por certo, nos 'ares' logo após o Arrebatamento da Igreja (I Ts 4.17). E de maneira mais extensiva vemos o fundamento desse julgamento em I Coríntios 3.11-15 (leia). Paulo indica os seguintes elementos: OURO, PEDRA PRECIOSA, MADEIRA, FENO e PALHA. Imagine um edifício sendo construído de palha! Ele não suportaria o 'fogo' dos olhos de JESUS a queimar tudo que não for para a glória de Deus. Isto retrata uma vida cristã de aparência, mas sem conteúdo de realidade, sem expressão de vida.
6) - Sim, na nossa vida cristã estamos como que construindo alguma coisa, algum empreendimento. O fundamento de tudo na vida cristã é ou deve ser Cristo somente. O fundamento é JESUS! Agora, o que estamos a construir em cima da PEDRA FUNDAMENTAL, JESUS? (cf. Ef 2.20-22). Nisto é que está o peso da nossa responsabilidade aos prestarmos contas: "...dá contas da tua mordomia..." (Lc 16.2). Exemplos práticos: Alguém canta um solo, muito bonito... mas, teria sido para a glória de Deus? Alguém dirá: "Eu preguei aquele sermão...!" Teria sido para a glória de Deus? Ou, alguém exerce algum cargo na igreja, mas o tem exercido para a glória de Deus ou é para ser um "reizinho" naquele cargo, um pequeno "dono" de igreja? Caso contrário, poder-se-ia dizer: "SÃO PALHAS"! Oh, que JESUS seja a Pessoa mais importante no "meu cargo" na igreja!
7) - O texto de I Coríntios 3.11-15, fala de obra que sofrerá DETRIMENTO ou PERDA. Sim, por ocasião do "BEMA" (Tribunal de Cristo), o Senhor JESUS Cristo passará em revista toda a nossa atividade realizada ou não e cada um será provado nas suas ações e pode haver aprovação, sinal verde ou haverá detrimento ou perda.
8) - Há o perigo de o cristão estar a fazer a obra do Senhor de qualquer maneira ou por pura vaidade e esnobismo. Na ARA, Jeremias 48.10 diz: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente..." Confronte a boa atitude de Davi em II Samuel 24.24.
OS GALARDÕES
A Bíblia apresenta:
A) - Temos em Apocalipse 2.10 e Tiago 1.12 a coroa do mártir ou do cristão fiel em toda circunstância da sua carreira cristã. (OBS.: fidelidade a ponto de morrer e não simples velhice).
B) - A coroa prometida aos pastores no desempenho dos seus ministérios e serão galardoados pelo Supremo Pastor (I Pe 5.4)
C) - Coroa de Alegria (I Ts 2.19,20; Fp 4.1)
D) - A coroa prometida aos que amam a vinda de JESUS (II Tm 4.8). Considere ainda: Salmos 56.8; Malaquias 3.16; Mateus 25.21; Lucas 19.17.
(JORNAL DE ORAÇÃO/Mar.1987)
Nenhum comentário:
Postar um comentário