"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra". (At 1.8)
A VERDADE EXPLICADA:
"Naturalmente que quando uma pessoa se converte (Jo 3.18), ela recebe o Espírito como dádiva, como presente de nascimento espiritual (At 2.37,38), além da habitação (Jo 14.16,17), o selo (Ef 1.13,14) e o batismo no Espírito Santo (I Co 12.12,13)".
Concordamos que JESUS, ao falar com Nicodemos, referiu-Se à operação do Espírito Santo naquele que crê, pois "...ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo..." (I Co 12.3), isto é, ninguém pode dizer que JESUS é o Senhor sem estar salvo. Mas discordamos que o texto seguinte - Atos 2.37,38 - se refira ao batismo no Espírito Santo. Quando eles foram 'compungidos em seu coração', o Espírito Santo estava agindo em suas mentes para a salvação e, após a resposta de Pedro, eles aceitaram a JESUS como o Cristo e foram salvos.
Pedro, aí, ao se referir ao 'dom do Espírito Santo', pôs o verbo no futuro: 'recebereis'. Eles tinham acabado de assistir ao derramamento do dom do Espírito Santo (o batismo no Espírito Santo) sobre cerca de 120 crentes salvos! Nesses quase cento e vinte, estavam os onze apóstolos e Maria, mãe de JESUS. E que faziam eles? - 'perseveravam unanimemente em oração...'. Afirmar que os onze não eram salvos é uma temeridade, mas afirmar que pessoas não salvas podem perseverar unanimemente em oração é uma insensatez! Os quase cento e vinte eram salvos! Já havia o Espírito Santo operado em seus corações para a salvação quando eles creram que o Senhor ressuscitado era o Cristo.
Já haviam recebido a operação do Espírito Santo em suas mentes, mas não eram batizados no Espírito santo, não haviam ainda recebido o dom do Espírito Santo! Não! Não mesmo, porque a Bíblia nos afirma isso solenemente. Não podemos resistir ao Espírito Santo, obedecendo as nossas convicções erradas!
O segundo derramamento do Espírito foi em Samaria. Filipe anunciou ali o Evangelho: "...quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres" (At 8.12).
Será que podemos atribuir a Filipe - homem cheio do Espírito Santo e de sabedoria (At 6.3) - a incoerência de batizar em águas pessoas não-salvas? Não, não podemos fazer isso. Será um desrespeito à Palavra de Deus! Filipe quando batizou em águas aqueles samaritanos sabia, sentia, que eles estavam salvos.
Muito bem, esses salvos de Samaria, que creram pela palavra de Filipe (e creram pela ação do Espírito Santo) não eram ainda batizados no Espírito Santo! É o que diz a Palavra: "...os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo (o batismo). Porque sobre nenhum deles havia descido ainda, mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo". (At 8.15,16).
No terceiro derramamento do Espírito Santo, descrito nos capítulos 10 e 11 de Atos, Cornélio e os que estavam em sua casa foram salvos pela Palavra: "...o qual te dirá palavras pelas quais serás salvo, tu e toda a tua casa..." (At 11.14). Pela ação da Palavra, o Espírito Santo agiu em seus corações e eles foram salvos. Logo a seguir, quase concomitantemente, foram batizados no Espírito Santo. Pedro assim descreve: "Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio. Lembrei-me então da palavra do Senhor como disse: João na verdade, batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo". (At 11.15,16).
Os quase cento e vinte crentes foram, no princípio, batizados no Espírito Santo, e, agora, os da casa de Cornélio, como eles, foram também batizados no Espírito Santo. No dia de Pentecoste cerca de 120 crentes foram batizados no Espírito Santo. Na casa de Cornélio, todos os que ali estavam e haviam crido foram também batizados no Espírito Santo.
Amado, há realmente uma segunda bênção para os salvos! Receberam-na os samaritanos que foram salvos e batizados em água por Filipe! Receberam-na os quase cento e vinte salvos, no Cenáculo. Receberam-na os salvos pela Palavra na casa de Cornélio. E os crentes em Éfeso de que nos fala o capítulo 19 dos Atos?
Examinemos com a máxima atenção diante de Deus em cuja presença estamos!
Paulo os batizou em Nome do Senhor JESUS! Atrever-nos-emos a afirmar que o grande Paulo batizou não-salvos? Não! Nunca! Paulo os batizou porque sentiu pelo Espírito que eles estavam salvos. Salvos certamente pela Palavra que lhes pregara: "...quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus..." (At 19.5). Após o batismo desses salvos, Paulo impôs as mãos sobre eles e veio sobre eles o Espírito Santo (o batismo no Espírito Santo)".
Então:
Salvos foram batizados no Espírito Santo no Cenáculo, no dia de Pentecoste!
Salvos foram batizados no Espírito Santo em Samaria!
Salvos foram batizados no Espírito Santo na casa de Cornélio!
Salvos foram batizados no Espírito Santo em Éfeso, quando pela primeira vez Paulo esteve ali!
E mais:
Salvos tem sido batizados com o Espírito Santo durante os séculos, e salvos estão sendo batizados no Espírito Santo em nossos dias! Por que? "...porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a quantos o Senhor nosso Deus chamar...!" (At 2.39). Mas, tem mais ainda: A PROMESSA PERTENCE TAMBÉM A VOCÊ! Você é sincero! Você precisa receber poder ao descer sobre você o Espírito Santo, para que seja uma testemunha de fogo, do Fogo do Alto e possa anunciar com poder o Evangelho em "...Jerusalém, na Judéia, em Samaria e até os confins da terra..." (At 1.8).
O falar em línguas tem sido a pedra de tropeço para os que por caprichos humanos rejeitam a verdade bíblica sobre o batismo no Espírito Santo. Vejamos o que a respeito diz a Bíblia:
-- No Cenáculo, no dia de Pentecoste, a evidência do batismo no Espírito Santo foi que "...começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem...".
--Em Samaria não se descreve o sinal, mas é muito claro que houve um sinal como evidência do batismo no Espírito Santo, pois Simão desejou possuir poder: "...para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo".
-- Na casa de Cornélio houve também o sinal da evidência do batismo no Espírito Santo: "...porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus..." (At 10.46).
--Em Éfeso houve o sinal da evidência do batismo no Espírito Santo: "...veio sobre eles o Espírito Santo e falavam em línguas..." (At 19.6). Quatro textos bíblicos não bastarão para que aceitemos uma verdade neles descrita?
Será que devemos ser tão incrédulos a ponto de rejeitar uma doutrina descrita e três vezes confirmada? Não podemos nos deixar levar pelo egoísmo, pelo orgulho denominacional! Ademais, o dom de línguas existia no Novo Testamento e era praticado nas igrejas que Paulo dirigia, pois ele mesmo deu regras para o seu uso.
O dom de línguas é um mistério de Deus -- não é uma língua humana que possamos aprender: "...porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios..." (I Co 14.2).
Afirmar, como o fazem os de mente fechada pelo denominacionalismo que se trata aí de uma língua humana, é infantilidade. Afirmar também que os dons espirituais descritos em I Coríntios 12.1-10 não são para os nossos dias, mas foram somente para os dias apostólicos, é outra infantilidade!
"PORQUE A PROMESSA VOS PERTENCE A VÓS, A VOSSOS FILHOS, E A TODOS OS QUE ESTÃO LONGE; A QUANTOS O SENHOR NOSSO DEUS CHAMAR..." (At 2.39).
Na parte de I Coríntios 12, do versículo 13 ao 31, não trata do batismo no Espírito Santo, e, sim, da unidade orgânica da Igreja. O verso 13a diz: "...pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos...". O autor esclarece melhor porque põe vírgulas, "...em um só Espírito..." compreendendo-se que "...fomos batizados em um corpo..." pela ação de um só Espírito. E o apóstolo recomenda: "Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais..." (I Co 14.1).
Finalmente, o último tópico a esclarecer: "A plenitude do Espírito não é apropriada por causa de vigílias, jejuns, orações, lágrimas, gritos, barulhos, etc... Pelo contrário, porque o Espírito de Deus já habita em nós". É verdade absoluta a primeira afirmação. A plenitude do Espírito -- o batismo no Espírito Santo -- não se compra de Deus! Não é adquirida pelos nossos esforços! Não é trocada pelo sacrifício humano! Não! Tudo, tudo mesmo, recebemos em Cristo e por Cristo. O Seu sacrifício foi perfeito. Pelo Seu sacrifício nós obtemos tudo, tudo mesmo!
"...MAS VÓS SOIS DELE, EM CRISTO JESUS, O QUAL PARA NÓS FOI FEITO POR DEUS SABEDORIA, E JUSTIÇA, E SANTIFICAÇÃO, E REDENÇÃO..." ( I Co 1.30).
O sacrifício humano, seja ele qual for, quando oferecido em troca da Sua graça divina é ofensivo a Deus que nos dá tudo em Cristo, pela Sua graça. Se eu propuser a Deus a troca do meu sacrifício pela Sua graça, estou ofendendo a Deus, estou dizendo ao Todo-poderoso: "Deus, o sacrifício de JESUS não foi suficiente. Eu quero complementá-lo com o meu próprio sacrifício".
Amado, entre no seu quarto, feche a sua porta, só ou acompanhado, e ore a Deus. Ore uma hora, ore duas, três, a noite inteira, e você vai chorar abundantemente lágrimas de gozo e paz celestial; você vai gritar até! Você vai fazer barulho quando seu corpo mortal nunca perfeito, encontrar-se face a face com JESUS, e for batizado no Espírito Santo.!
Mas, se persistir em não aceitar a língua estranha como evidência do batismo no Espírito Santo, comece desde já a subtrair todas as referências bíblicas sobre o Espírito Santo e então, restará a capa de sua Bíblia. Fique, então, com ela!
NEMUEL KESSLER
(MP 1197/Jan.1987)
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