sexta-feira, 10 de junho de 2022

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

 A VERDADE:

"Aquele filho era abençoado na casa do pai e tinha a verdadeira liberdade, mas seu coração estava sempre inquieto. Ele achava que somente as outras pessoas eram felizes e que o pai o estava privando de tantas coisas, quando na verdade ele estava protegendo-o. Então ele achou melhor ouvir a 'voz do seu coração' e foi experimentar os prazeres do mundo, sem medir as consequências..."


A VERDADE EXPLICADA:

JESUS contou nessa parábola que um pai tinha dois filhos. Certo dia, o filho mais novo quis receber sua parte da herança que tinha por direito e pediu ao pai, que lhe concedeu. Ao receber, ele saiu de casa e foi cuidar da sua própria vida de forma irresponsável. O outro filho também recebeu sua parte da herança, mas ficou ao lado do pai.

Como o filho caçula queria se sentir livre e 'curtir a vida', ele viveu cada dia como se fosse o último e conheceu novos amigos, passou a frequentar todas as festas, envolveu-se com prostitutas, bebedeira etc. Porém, como qualquer jovem cheio de vigor e vontade de viver, ele jamais imaginaria que um dia toda essa 'farra' poderia se tornar um pesadelo. O seu dinheiro acabou e com isso seus 'amigos' o abandonaram, as garotas de programa não puderam mais acariciá-lo, e ele se viu na pior situação que um ser humano pode chegar – no fundo do poço, sem nenhuma dignidade. Como se não bastasse, a fome chegou em sua região e ele começou a passar necessidades. Um dos cidadãos daquela terra o mandou para os campos para cuidar dos porcos, e seu desespero foi tão grande que ele desejava comer a comida dos porcos, mas ninguém lhe dava nada!

Que situação trágica! JESUS quis mostrar, através dessa parábola, que o povo de Israel também estava assim. Ele tinha de tudo junto do Pai, mas preferiu virar as costas para Deus e viver da sua própria maneira. Mas hoje, será que nós também não temos agido assim? Pensamos que somos fortes o bastante, temos o direito de sermos abençoados, sabemos como dirigir a nossa vida, mas tudo, porém, sem a ajuda de Deus. Se você estiver construindo sua vida dessa maneira, cuidado: uma hora tudo pode dar errado. JESUS disse que aqueles que ouvem as Suas palavras, mas não praticam, são pessoas insensatas que construíram sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda. (Mt 7.26,27).

Aquele filho era abençoado na casa do pai e tinha a verdadeira liberdade, mas seu coração estava sempre inquieto. Ele achava que somente as outras pessoas eram felizes e que o pai o estava privando de tantas coisas, quando na verdade ele estava protegendo-o. Então ele achou melhor ouvir a 'voz do seu coração' e foi experimentar os prazeres do mundo, sem medir as consequências. Até que os tempos difíceis vieram e ele viu a grande besteira que cometeu. O inimigo (satanás), estava por trás de tudo e conseguiu humilhá-lo e tirar tudo de bom que ele havia aprendido em sua casa com o pai. Mas, graças a Deus, o inimigo não conseguiu roubar daquele jovem a sua fé e esperança. Ele então, lembrou-se dos tempos bons de fartura que viveu com seu pai, em que nada lhe faltava! Veja como foi o momento do seu arrependimento e reencontro com seu pai:

"E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés.” (Lc 15.17-22).

Quero dizer algo a você que está lendo essa mensagem: Se você se identificou com a história desse filho que estava disposto a ser feliz acima de tudo, mas se esqueceu que a verdadeira felicidade só podia ser vivida junto ao pai, saiba que Deus ainda te espera de braços abertos! Ele quer te dar um abraço muito apertado e dizer o quanto Ele te ama! Ele é um Deus de segunda chance! Ele não te acusa nem joga pedras quando você erra. Pelo contrário, a Bíblia diz que Deus colocou todos nossos pecados sobre JESUS na cruz, para que hoje, nós pudéssemos ser perdoados e aceitos novamente por Deus.

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Co 5.21)

Agora, tudo o que você precisa fazer é arrepender-se de seus pecados, aceitar pela fé o perdão e voltar para os caminhos de Deus. Ele tem uma herança eterna para você e promessas para sua vida muito maiores do que você jamais imaginou!

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós...” (Ef 3.20)

Talvez você nunca saiu da casa do Pai… Porém, mesmo estando na igreja, você tem se afastado de Deus e não tem valorizado o sacrifício que Cristo fez por você. Você deixou de buscar as coisas do Alto e sua vida perdeu o sentido. Você não sente mais a alegria de servir a Deus e parece que seu coração se esfriou, pois suas orações são vazias e sem fé. Saiba que você precisa estar em comunhão com Deus não só quando as dificuldades vêm, mas para que o Senhor possa cumprir tudo o que Ele quer fazer na sua vida e através de você. O tempo de se arrepender é hoje! Na casa do Pai tem fartura para você! Por isso, tenha a mesma atitude deste filho pródigo. Arrependa-se e volte. Deus devolverá suas vestes, seu anel e as suas sandálias. Ele é o Deus da restituição!


(Fonte: Toque em Cristo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário