A VERDADE:
"O moço que aprende a viver bem, servindo-se das experiências de outros, evita muitos problemas e livra-se de não poucos dissabores. Existem alguns que somente aprendem na escola de seus próprios erros, mas são venturosos aqueles que sabem imitar os bons exemplos e vencer como outros já venceram. As experiências que a Bíblia narra, de jovens vitoriosos, são suficientes para modelar vidas na atualidade, porque o mesmo Deus do passado quer dar triunfo completo no presente".
A VERDADE EXPLICADA:
Está, de fato, Deus interessado na vida dos jovens? A resposta a esta inquietante pergunta poderá mudar a vida de muitas pessoas. Quem sabe, a sua mesma, que lê o artigo. Mantem-se em muitos círculos atualmente a crença de que para Deus os jovens não fazem qualquer sentido e somente na velhice o homem pode vir a ser um instrumento nas mãos do Pai celestial. Puro engano! Deus é o Deus dos jovens!
Deus tem dado um livro padrão para o mundo e este dedica várias de suas páginas aos jovens. Esta é uma das concludentes provas do interesse de Deus pela juventude. À medida que o jovem medita na Bíblia Sagrada vai descobrindo que inúmeras de suas mensagens lhe dizem respeito especificamente. Observemos algo do muito que Deus reservou em Seu livro para a mocidade.
Mandamentos
Alguns dos mais preciosos e eficazes mandamentos bíblicos devem sua existência à mocidade. Isto revela, em alto e bom som, o primordial cuidado de Deus em legar preceitos ao jovem, no desejo de que este possa segui-los e por tal rota venha a encontrar a felicidade almejada. Para exemplificar, podemos ver o mandamento exarado em Eclesiastes (12.1): LEMBRA-TE! Que preceito maravilhoso! Lembra-te! Não te esqueças! Atenta! Considera! “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento...”
Promessas
Davi foi um jovem cuja vida esteve sempre aos cuidados de Deus. Deus o usou, quando o salmista pôs-se a entoar os cânticos sacros de Israel, mais tarde incluídos no Cânon do Velho Testamento e, num lampejo de profunda inspiração, Davi falou do reino, do sacerdócio e da conquista do Messias. No versículo terceiro de Salmos 110, Deus usou a Davi para reproduzir a promessa do Espírito, nos seguintes termos: “...o teu povo se apresentará voluntariamente no dia do teu poder, com santos ornamentos; como vindo do próprio seio da alva, será o orvalho da tua mocidade...” Também em Salmos 103 encontramos expressiva palavra que em cheio atinge as ideias dos jovens de todas as épocas: “...a tua mocidade se renova como a águia...” (verso 5).
Profecias
Muitas são as mensagens proféticas dedicadas à juventude. É impossível esquecer, por exemplo, o cuidado do velho patriarca Jacó, com quase século e meio de vida, quando estendeu sua mão sobre José e seus filhos, para dizer-lhes: “...o anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome...” Sem dúvida, o mesmo Deus que estava interessado na vida dos jovens Manassés e Efraim, está presentemente interessado na vida de todos os jovens que, espalhados por milhares de igrejas na face da terra, anseiam ser usados condignamente nas mãos do Senhor.
Admoestações
Não somente mandamentos, profecias e promessas, mas admoestações igualmente espalham-se na Bíblia, com vistas aos moços. Todos compreendemos os problemas que cercam a vida de um jovem crente, os perigos que lhe surgem diuturnamente e o cuidado de Deus se revela profundo, exatamente em ditar admoestações que, se observadas, resultarão numa vida de abundante vitória. Alinhemos alguns textos bíblicos, à guisa de demonstração: “...foge também dos desejos da mocidade...” (II Tm 2.22); “...ninguém despreze a tua mocidade, mas sê o exemplo...” (I Tm 4.12). Exorta semelhantemente os mancebos que sejam moderados. “...como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra...” (Sl 119.9).
Experiências
O moço que aprende a viver bem, servindo-se das experiências de outros, evita muitos problemas e livra-se de não poucos dissabores. Existem alguns que somente aprendem na escola de seus próprios erros, mas são venturosos aqueles que sabem imitar os bons exemplos e vencer como outros já venceram. As experiências que a Bíblia narra, de jovens vitoriosos, são suficientes para modelar vidas na atualidade, porque o mesmo Deus do passado quer dar triunfo completo no presente.
Outro fator importante que demonstra o interesse de Deus pelos jovens é o seguinte: Deus enviou o Seu Espírito aos homens do Antigo Testamento e muitos jovens O receberam. Se Deus não tivesse amor aos jovens e interesse em suas vidas, simplesmente esperaria que eles amadurecessem, para então lhes conceder do Seu Espírito. Tal não é, entretanto, o registro bíblico. Leia a Bíblia e acompanhe os passos de Davi. Veja que aquele mocinho preocupado com as ovelhas de seu pai estava na mira de Deus. Enquanto as cidades viviam dias de tumulto e desordem, por causa dos problemas relacionados com a má administração de Saul e sua desorientação espiritual, Deus não tirava os olhos de Davi. Seguia-o o dia inteiro.
Desde cedo Davi aprendeu a amar a Deus e a respeitar a sua Palavra profundamente. Isto é muito importante também para o jovem que deseja ser usado por Deus. Davi cantava hinos, tocava alguns instrumentos, recitava poesias e compunha canções. Tudo o que Davi fazia era para Deus. Este exerceu uma profunda atração na vida de Davi. Ele era um rapazinho romântico; seus salmos bem o atestam, e talvez fosse até meio inibido. Mas ele começou a sEntir muito cedo que Deus tinha interesse em sua vida. Um dia, então, o Espírito do Senhor veio sobre Davi, ainda jovem, e de tal maneira sua vida esteve em comunhão com Deus que sua biografia é a de um homem “segundo o coração de Deus”.
Você pode seguir os mesmos passos de Davi. Pode também receber o Espírito do Senhor. Pode igualmente ser um homem segundo o coração de Deus, afinal Ele está interessado em você.
Uma terceira prova de que Deus está interessado na vida dos jovens resume-se nesta afirmação: “Deus está no comando da História e tem usado jovens para grandes tarefas”.
Os que andam espalhando por aí que Deus somente usa as pessoas envelhecidas estão completamente equivocados. Muitos acontecimentos de destaque na história da civilização tiveram os jovens com as mãos ao leme. Um avivamento sem precedentes na história do povo de Israel ocorreu no tempo do rei Josias. Se você se der ao trabalho de ler o capítulo 22 do Segundo Livro dos Reis, notará que Deus entrou em ação de modo sobrenatural a fim de evitar o naufrágio total do povo judeu.
Quando JESUS Cristo ascendeu aos céus, deixou lançadas as bases do maior movimento religioso ou espiritual que haveria de ser feito na terra: a obra de conquista de almas para o Seu reino, através da pregação do Evangelho. Essa pregação deveria ser feita por homens escolhidos, inspirados pelo Seu Espírito. Certamente qualquer um de nós imaginaria que o mais difícil seria encontrar os homens qualificados para tal empreendimento.
Homens aptos, capazes e merecedores de pregar o Evangelho nunca houve e tampouco haverá. O que tem havido é a graça maravilhosa de Deus que tem caído abundantemente sobre homens que buscam a Deus, e isto lhes basta. Quanto à escolha de homens para fazerem a Sua obra, o Senhor JESUS tem demonstrado sempre um grande interesse em procurá-los e prepará-los.
Qualquer pessoa pode imaginar que o desprezível ato de Saulo, de Tarso, tornando-se testemunha da morte cruel de Estevão, era suficiente para torná-lo um indivíduo inútil definitivamente para Deus, por toda a vida. Entretanto, jovem, Deus interessou-Se pela vida de Saulo. E, quando este ia a caminho de Damasco, o Senhor JESUS lhe apareceu. Aquela aparição de JESUS a Saulo é um inequívoco ato de interesse de Deus pelo homem. E lembrem-se todos que Saulo era um jovem.
O jovem Paulo veio a tornar-se um gigante na fé, um instrumento singular na obra de Deus. Por quê? Porque Deus demonstrou Seu interesse para com ele, regenerou-o e começou a usá-lo. Plano igual tem o Senhor para a tua vida. Hoje mesmo você poderá sentir o profundo interesse de Deus por você. Deus procura homens. Deus procura jovens a quem possa usar sem reservas e sem limites.
VOCÊ ESTÁ PRONTO?
Autor: Geziel Gomes
(Fonte: MP. 1249/Mar.1991)
Nenhum comentário:
Postar um comentário