A VERDADE EXPLICADA:
Nada existe mais importante na vida do crente em JESUS do que a experiência gloriosa do batismo com o Espírito Santo. Embora alguns façam objeção ao emprego do vocábulo batismo, preferimos esse termo para falar dessa experiência que o Senhor JESUS concede aos Seus servos, capacitando-os para uma vida vitoriosa, batizando-os para dar-lhes poder e intrepidez para o seu serviço. Poder é força, coragem, dinamismo, capacidade para vencer.
Temos, nas Escrituras, várias referências diretas ao batismo com o Espírito Santo, senão vejamos: Mateus 3.11, Marcos 1.8, Lucas 3.16, João 1.33. O batismo com o Espírito Santo é, também chamado "o poder do Alto", "promessa do Pai" (Lc 24.49; At 1.4), "o dom do Espírito Santo" (At 2.38), "o dom de Deus" (At 8.20), "o selo da promessa" (Ef 1.13).
O termo, também, foi empregado pelo próprio Senhor JESUS (At 1.5): "João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias..." João dizia: "Eu batizo com água...mas ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo..." (Lc 3.16). O batismo de João simbolizava o arrependimento, mas ele se referia a um outro batismo mais poderoso: o batismo com o Espírito Santo e com fogo. O batismo em água é diferente do batismo com o Espírito Santo. O primeiro é efetuado por um ministro de Deus; o segundo, só o Senhor JESUS pode efetuar.
Os profetas também falaram sobre esta promessa: "...e há de ser que, depois derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito..." (Jl 2.28,29). Não há pregador, evangelista ou pastor, por mais brilhante, eloquente ou persuasivo que seja que consiga produzir na Igreja um derramamento de poder: só o Espírito Santo.
É natural que todo ser humano aspire a ter uma vida de vitória. É certo, também, que isto nem sempre acontece. Na maioria das vezes, as pessoas são traídas pelos seus próprios planos, deixando-as derrotadas e decepcionadas. Daí a necessidade de buscarmos esse revestimento de poder para termos vitória, e para podermos sair ao combate evangelístico e ter sucesso. O poder natural é insuficiente para conquistar almas e arrancá-las do mundo onde gemem as consequências do pecado.
O batismo com o Espírito Santo é imprescindível à vida do crente, para torná-lo testemunha eficaz do Evangelho: "...e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra". (At 1.8). Precisamos de poder e unção. Não há limite de idade para o recebimento da promessa. Ela é concedida quando as condições necessárias para que Deus opere são satisfeitas.O Espírito Santo é zeloso das coisas de Deus e é muito sensível.
Uma senhora, de quase 80 anos, escreveu a um programa de rádio cristão dizendo que é crente há quase 50 anos e que, apesar de haver durante todo esse tempo buscado o batismo com o Espírito Santo, com jejum e oração, ainda não havia tido essa maravilhosa experiência em sua vida espiritual. Foi-lhe respondido dizendo que ela fizesse um autoexame e verificasse se não era algo que estava sendo negligenciado, ou, se ela, por acaso, não estava se furtando de alguma coisa diante do Senhor. Dias depois recebemos uma outra carta, na qual ela confessava que não era dizimista, mas que passou a crer também nesta promessa e, no primeiro culto em que levou seu dízimo e o entregou, JESUS a tinha batizado com o Espírito Santo.
As condições para se receber esse batismo encontramo-las nos capítulos 14 e 15 do Evangelho segundo João e não há distinção entre servo ou livre, preto ou branco, empregado ou patrão. Todos podem receber o maravilhoso batismo com o Espírito Santo -- a promessa pentecostal -- e falar línguas estranhas louvando e magnificando a JESUS, pois o Espírito Santo está aqui desde que desceu no dia de Pentecoste.
Há quem diga, erroneamente, que o Espírito Santo foi concedido apenas no dia de Pentecoste. Quando, porém, analisamos essa objeção à luz dos acontecimentos que se seguiram, vemos que o Pentecoste marcou uma nova fase da vida espiritual das pessoas: houve avivamento não só em Jerusalém, mas em Samaria, Cesaréia, Éfeso, Antioquia e outros lugares. Tal refutação falece por si mesma, pois destituída de qualquer fundamento bíblico, denota apenas, o que é lamentável, qual seja, falta de fé.
Antes do Pentecoste eram poucos os que foram cheios do Espírito Santo, e isso para fins especiais (Ex 35.31; II Cr 20.14-17). Porém o derramamento do Espírito Santo está destinado a toda carne, isto é, a todas as nações do mundo.
Qualquer embaraço com ideias teológicas, por simples questões de especulação a esta maravilhosa experiência, torna o crente em JESUS inapto à obra do Senhor, pois o Espírito Santo é dom de Deus para a Igreja e é, também, uma prova da ressurreição e glorificação do Senhor JESUS.
Precisamos examinarmo-nos à luz da Palavra de Deus e orar para que o Espírito nos revele aquilo que impede a Sua operação em nós. Louvemos a Deus pelo glorioso batismo com o Espírito Santo e que o Senhor nos ajude a sermos cuidadosos no trato para com o Seu Espírito. Amém!
(Josué F.Barreto/MP 1197 Jan.1987)
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