"Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito". (Ec 4.6)
A VERDADE EXPLICADA:
Pilatos. Seu nome justifica sua cruel pessoa. Pilatos vem do latim e significa "armado com um dardo". Pôncio Pilatos era o quinto procurador romano da Judéia no governo do segundo Imperador romano, Tibério César. Ganhava favores de sua majestade por meio de bajulações.
Certo dia, foi duramente criticado e reprovado pelos judeus porque trouxe de Cesaréia soldados que entraram em Jerusalém carregando o busto de Tibério no cimo dos estandartes. A Lei proibia reprodução de imagens.
Na construção civil, Pilatos valeu-se do dinheiro sagrado (corbã - Mc 7.11) arrecadado no Templo, para financiar o projeto e a construção de um aqueduto de quarenta quilômetros, aproximadamente. Este canal conduziria água do poço de Salomão, como eram chamados os reservatórios ao sul de Belém, à Jerusalém.
"Melhor um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento..." (Ec 4.6). O Evangelho segundo Lucas (13.1), narra a respeito de galileus, cujo sangue Pilatos, após tê-los matado, misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam.
O pusilânime caudilho era irredutivelmente sanguinário. Tinha os pés velozes para derramar sangue inocente. Por duas vezes esteve JESUS perante Pilatos. Por três vezes esteve Pilatos com as mãos no prato que saciaria sua fome. Ele esteve com JESUS nas mãos. Podia tê-las enchido.
- "És tu o Rei dos judeus...?" (Mt 27.11; Jo 18.33)
- "Vem de ti mesmo esta pergunta, ou disseram-to outros de mim...?" (Jo 14.34)
- "Logo, tu és Rei...?" (Jo 18.37)
- "Tu dizes que sou rei: Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz..." (Jo 18.37)
Por três vezes consecutivas esteve Pilatos "com as mãos no prato". Salomão, em seus provérbios, comentava: "O preguiçoso mete a mão no prato, e não quer ter o trabalho de levar à boca..." (Pv 19.24). Disse JESUS: "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede..." (Jo 6.35). "Eu sou o pão que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente..." (Jo 6.51). "...tomai, comei; isto é o meu corpo..." (Mt 26.26). "...bebei deles todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados..." (Mt 26.27,28). "O Filho não veio para ser servido, mas para servir..." (Mt 20.28). "Pois qual é o maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa?" (Lc 22.27). Pilatos esteve à mesa! Foi-lhe oferecido pão vivo e o cálice transbordante.
Suas mãos teriam, primeiramente, de ser limpas. Não numa bacia com água. "Ainda que me lave com água de neve e purifique as mãos com sabão, mesmo assim me submergirás no fosso, e os meus próprios vestidos me abominarão..." (Jó 9.30,31).
As mãos de Pilatos teriam de ser limpas com o sangue do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.21). "Vinde pois e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã..." (Is 1.8).
Pilatos! Você esteve com Cristo nas mãos. Poderia tê-las enchido; mas você não suportou a pressão dos guias religiosos e a ameaça de denúncia junto ao Imperador. Suas mãos agora estão vazias na eternidade. Pilatos!
- "Eu não acho nele crime algum..." (Jo 18.38)
- "Não te envolvas com este justo, porque hoje em sonho, muito sofri por seu respeito, disse-lhe sua mulher..." (Mt 27.19).
NOEDI MONTEIRO
(MP 1226/Abr.1988)
Nenhum comentário:
Postar um comentário