"Se escolhermos seguir o JESUS da Bíblia, certamente não acompanharemos a multidão".
A VERDADE EXPLICADA:
"Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês..." (Rm 12.2 - Novo Testamento Vivo)
O que é o mundo? Não é o planeta Terra que Deus nos deu para desfrutarmos dele. Em toda a Sua Palavra, Deus nos adverte para que não vivamos de acordo com o mundo que nos cerca. "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai é... guardar-se incontaminado do mundo..." (Tg 1.27). "O qual (JESUS) se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso..." (Gl 1.4). "Na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo..." (Gl 6.14).
Pela leitura da Bíblia, vemos que o mundo é um sistema de idéias e modos de viver que são maus, contrários a Deus, dirigidos pelo diabo, e tem como destino o inferno. O verdadeiro discípulo de JESUS já foi salvo do mundo, e deve recusar-se a viver de acordo com ele, deve afastar-se e permanecer sempre contrário a ele. Não existe o que se chama por aí de "crente mundano". Deus diz que "...se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele". (I Jo 2.15).
Viver de acordo com o mundo não tem nada a ver com coisas. O viver mundano é um atitude do coração. É a prática de ceder sempre a atitudes egoístas. É imitar os princípios de vida dos perdidos, em vez de viver como JESUS. O verdadeiro discípulo de JESUS não vive igual ao mundo que o cerca. Se você deseja realmente servir a JESUS, não deve imitar as atitudes e modismos dessa sociedade egoísta. Nossos princípios devem ser tirados da pessoa de JESUS e de Seu livro, a Bíblia.
Resistamos à tentação de fazer o que está "na moda" neste momento. O que a maioria faz, geralmente, é errado. O discípulo de JESUS foi chamado para ser contrário à maioria. O mundo é contrário a Deus. Se quisermos seguir o Senhor JESUS, temos que andar em sentido contrário aos caminhos do mundo. Lembremo-nos de que, se todas as pessoas egoístas desse mundo são favoráveis a determinada coisa, geralmente Deus é contra ela.
Não procuremos fazer a obra de Deus à maneira do mundo. Existem muitas coisas que podemos utilizar para realizarmos a obra de JESUS da melhor maneira possível. CD's, DVD's, televisão e filmes, todas essas coisas tem sido utilizadas pelo Senhor para ganhar os perdidos. Ninguém pode querer que, nesse mundo moderno, estejamos a utilizar carros de bois e carroças para chegarmos aos lugares onde Deus deseja nos enviar, em vez de usar aviões e carros. Esses meios podem ser empregados para facilitar a nossa tarefa de pregar a mensagem ao mundo. Mas não existe nenhum método especial que simplifique a obra de falar ao coração das pessoas e transformar-lhes a vida. Isso custou a vida de JESUS, e falar d'Ele ao mundo também sempre nos custará alguma coisa. Não adotemos as maneiras mundanas de fazer as coisas. Não devemos baratear o precioso dom de Deus fazendo uso de métodos mundanos.
Às vezes, os discípulos de JESUS adotam os métodos do mundo sem o saber. Se uma nova ideia entra em moda, eles fazem todo o possível para provar que JESUS já expressara aquelas mesmas palavras. Se a moda do momento são as drogas, então eles dizem: "JESUS também é uma boa!" Ele também pode proporcionar-lhe uma "curtição". É certo empregarmos termos que as pessoas compreendem. Aliás, nós temos que usar palavras que os perdidos possam entender facilmente. Mas não devemos colocar JESUS e Seus princípios dentro dos moldes humanos. Ele é o padrão com que todas as vidas devem ser comparadas. Servir a JESUS não é uma "curtição", não é uma forma de se sentir "legal", ou de fugir dos problemas. Está na moda ter cabelos compridos? Então todos se apressam em dizer que JESUS tinhas cabelos compridos, e fica nisso; não se importam em ler o Seu Livro para ver o que ele diz. O que faremos se vier a moda da cabeça calva? Não atemos o Deus eterno a modismos que passam. Ele não muda nunca. Ele é sempre o mesmo.
Muitos jovens de hoje prefeririam vender a alma por qualquer coisa a ficar de fora de seu grupo social. Preferem juntar-se a um grupo corrupto do que fazer o que é certo, se isso implicar em ficar sozinho. A cultura jovem revela constantes mudanças de uma ideia para outra, uma série de buscas com o objetivo de uni-los, mas sem Deus. Quase que o único fator que essas pessoas possuem em comum é que todas elas são atividades que os jovens podem praticar em grupo. A maioria das ideias simplesmente se tornaram moda por um certo período, porém não foram realmente levadas a sério.
A necessidade que o ser humano tem de se sentir aceito pode ter uma influência muito grande nessa questão. Ela pode se tornar tão decisiva como as drogas ou o sexo. E satanás sabe disso. Se ele puder fazer com que JESUS seja mais um modismo, se ele puder fazer com que o Evangelho seja apenas uma forma de aproximar as pessoas, sem que elas tenham uma mudança de vida, ele obterá grande êxito nisso, usando esse "evangelho" para prejudicar o Evangelho. Se os jovens puderem unir-se em torno de JESUS, não porque realmente creem em Suas palavras e as praticam, mas porque Ele está servindo para atrair as pessoas, ele poderá enganar o mundo.
Olhemos ao nosso redor. JESUS está sendo apresentado ao mundo por motivos errados, e está sendo muito bem aceito. Ele não está sendo apresentado como o fim de uma vida ímpia, nem como um compromisso com a verdade, mas simplesmente como mais um passo no processo evolutivo que culminará com a união de todos. Não! Vejamos isso com muita clareza. Se seguirmos o JESUS da Bíblia, certamente não acompanharemos a multidão. O caminho que ela segue é o caminho da morte e do inferno. Só o discípulo de JESUS é capaz de nadar contra a correnteza.
(M.da Cruz/Jul.1986)
Nenhum comentário:
Postar um comentário