A VERDADE:
"O Espírito Santo deseja que eu e você façamos as coisas do jeito do Senhor. O meu jeito e o seu jeito precisam ser crucificados".
A VERDADE EXPLICADA:
Há sempre duas maneiras de fazer as coisas: "Do meu jeito" ou "de acordo com a vontade do Senhor", isto é, "do jeito de Deus". Sempre que eu faço as coisas do meu jeito, eu me saio mal. Sempre que eu busco conhecer a vontade de Deus antes de tomar uma decisão, as coisas dão certo. E assim foi com todos os servos de Deus no passado. Vejamos alguns exemplos:
I - Adão e Eva fazendo as coisas do jeito da 'serpente' passaram a fazer muitas coisas do seu jeito, levaram a raça humana ao afastamento de Deus. Noé e sua obediência incondicional ao jeito de Deus salvou a humanidade para que ela chegasse à cruz e Cristo a salvasse do inferno.
II - Quando Caim irou-se e resolveu fazer as coisas do seu jeito acabou cometendo um homicídio, matando seu irmão Abel (Gn 4.8-16). Seu parente Enoque foi diferente, fez a vontade do Senhor por 300 anos! (Gn 5.22-24). Fez as coisas do jeito de Deus.
III - Quando Abraão resolveu mentir dizendo que Sara era sua irmã, e não sua esposa, verificou logo que do seu jeito as coisas não davam certo e quase perdeu Sara. (Gn 12.10-20). Abraão acertou quando fez a vontade do Senhor em relação a Ló (Gn 13.8).
IV - Quando Sara resolveu oferecer a escrava Agar ao esposo, para que Abraão tivesse um filho, sofreu muito e aprendeu que do seu jeito as coisas sairiam mal e muito mal (Gn 12). Abraão fez bem e foi louvado por Deus quando confiou e quase imolou o seu filho (Gn 22). Esse filho, Isaque, fazia as coisas do jeito de Deus, orava todas as tardes pedindo orientação para seus problemas, incluindo o seu casamento (Gn 24.63).
V - Esaú e Jacó resolveram o problema da primogenitura ao jeito deles. Eram gêmeos, mas um tinha que ser o herdeiro principal do nome e dos bens de Isaque. O jeito dos dois, aliado ao jeito de Rebeca, cheio de simulações e mentira causou muitas dificuldades à família. Tiveram problemas até se reconciliarem (Gn 32 e 33).
VI - Os irmão de José saíram-se muito mal quando resolveram as coisas do seu jeito vendendo-o a uma caravana que ia para o Egito. José saiu-se muito bem fazendo a vontade de Deus (Gn 37.28 e seguintes).
VII - Moisés teve que fugir com medo do Faraó, quando resolveu fazer as coisas do seu jeito matando um egípcio (Ex 2.11-15). Foram necessários 40 anos de preparo até que recebeu 'a vara do Senhor' que se tornou em 'cetro' de poderes excepcionais (Ex 4.1-5, 14.16,27; 17.5).
VIII - Quando o povo de Israel, impaciente com a demora de Moisés que estava no monte, recebendo de Deus as duas 'tábuas do testemunho', resolveu fazer as coisas do seu jeito, com a liderança vacilante de Arão, fazendo e adorando um bezerro de ouro, cometeu grave erro, fez com que Deus Se 'irasse', e Moisés quebrasse as 'Tábuas da Lei'.
IX - Moisés fez muitas vezes a vontade de Deus e foi sempre chamado 'O SERVO DO SENHOR', todavia algumas vezes fez as coisas do seu jeito, entre elas aquela quando em vez de falar à rocha, conforme a ordem de Deus, para dela sair água, feriu-a duas vezes com a sua vara. A água jorrou, mas ele como castigo não entrou na Terra Prometida (Nm 20.7,8,11; Dt 32.49-52). Há certas coisas que nos parecem pequenas ou sem importância, as quais Deus considera muito importante (Js 2.1).
X - Raabe sempre fez as coisas do seu jeito, mas um dia fez uma coisa do jeito de Deus, considerada importante por Deus, e ganhou pela fé, numa noite todas as noites perdidas de sua vida no pecado (Js 2.8-21). Salvou sua família (Js 6.21-26), foi justificada (Hb 11.31; Tg 2.25) e pela fé, quem sabe, aguarda como eu o dia da ressurreição.
Vamos deixar o Antigo Testamento e ver alguns exemplos do Novo Testamento
I - Herodes fazendo as coisas do seu jeito, matou milhares de meninos contemporâneos de JESUS. Os magos fazendo as coisas do jeito de Deus, voltaram em paz para sua terra.
II - Os discípulos de JESUS, resolveram as coisas do seu jeito e mandaram as multidões comprar o que comer, não fosse o jeito de JESUS dizendo: "...dai-lhes vós de comer..." (Mt 14.15,16).
III - Ao jeito dos discípulos a mulher cananéia continuaria com a sua filha endemoninhada, ela porém com o jeito de mãe cheia de fé e amor, conseguiu a grande bênção desejada (Mt 15.21-28).
IV - Os discípulos repreenderam os que trouxeram as crianças a JESUS (Mt 19.13); esse jeito errado foi corrigido com a palavra de JESUS: "Deixai vir a mim as crianças..."
V - O jeito egoísta da mulher de Zebedeu, foi pedir que seus filhos, Tiago e João, se assentassem, um à direita e o outro à esquerda de JESUS (Mt 20.21). O jeito de JESUS está registrado em Marcos (10.32-45): "Entre vós não será assim..."
VI - O jeito de Judas foi tirar vantagem de tudo entregando o seu Mestre com um beijo e recebendo 30 moedas de prata (Mt 26.14-16).
VII - O jeito de Pedro foi cortar a orelha de Malco. O jeito de JESUS foi reimplantar a orelha decepada e passar um 'carão' no discípulo afoito. Mais tarde o 'corajoso' nega o Mestre, do seu jeito e o jeito de JESUS foi olhar para Pedro cheio de compaixão. O olhar de JESUS tirou o discípulo vacilante da roda dos escarnecedores e o levou às lágrimas do arrependimento (Lc 22.61,62).
VIII - O jeito da multidão foi gritar 'crucifica-o, crucifica-o'! O jeito de JESUS foi: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem..."
Em suma: do meu jeito não dá certo. O meu jeito me rouba a paz e a comunhão com Deus. O Espírito Santo deseja que eu e você façamos as coisas do jeito do Senhor JESUS. O meu jeito e o seu jeito precisam ser crucificados.
(Fonte: JORNAL DE ORAÇÃO/Mar.1987)
Nenhum comentário:
Postar um comentário