“...e, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram a Jerusalém, dizendo: onde está aquele que é nascido Rei dos judeus?” (Mt 2.12)
A VERDADE EXPLICADA:
A pergunta dos magos contida no texto bíblico que encima este artigo continua pungente, oportuna e atual. Milhões, hoje, simplesmente não sabem quem é JESUS, e muito menos onde Ele está; como aqueles magos não sabiam, vindos de tão longe. Não se trata aqui de JESUS estar, no sentido de Sua onipresença e locação, mas primeiramente no sentido de Ele reinar, ocupar, permanecer, reger todo o nosso ser como Senhor e Salvador.
A Bíblia, no seu relato simples, apenas diz que uns magos vieram do oriente em busca de JESUS, não sabendo onde Ele estava. A ignorância é altamente prejudicial, como o analfabetismo, a imperícia, a desinformação, a incultura, o atraso, a incivilidade, etc... O tremendo paradoxo é que, dentre os milhões que não sabem onde Ele está, encontram-se os sábios, os inteligentes, os literatos, os pensadores, os filósofos, os doutos, os instruídos e os mestres deste mundo.
Os magos do relato bíblico, que não sabiam onde estava JESUS, eram uma casta de sábios e sacerdotes que estudavam as estrelas. Daí procedeu mais tarde o campo técnico da astronomia. O termo magos, como aparece no nascimento de JESUS, procede do grego magoi, que por sua vez tem origem persa. Certamente eles procederam da Pérsia.
Imagine-se hoje, quando milhões buscam avidamente o saber, estudando sob todas as formas possíveis, de dia e de noite, através da escola, dos livros, do convívio, do vídeo, esses mesmos milhões negligenciarem a busca do supremo conhecimento que é o de Cristo. Está você neste grupo, que quer saber de tudo e busca atualizar-se em tudo, e omite o conhecimento de Cristo?
Observai bem: não me refiro primeiramente a conhecimento informativo, especulativo, intelectual, lógico, mas primeiramente conhecê-Lo como Redentor e Salvador pessoal, como integrante do Seu corpo místico, que é a Sua Igreja; como o nosso eterno sacerdote; como o Senhor de todas as coisas. Os magos não sabiam onde estava JESUS, mas O buscaram até encontrá-Lo. Para ti, amigo, onde está JESUS agora, no sentido em que estamos falando? Busca-O e O acharás, pois Ele está bem perto de ti, e tem prazer em ser achado por nós.
Para muitos, JESUS está na manjedoura. Para esses, ali JESUS nasceu e ali permanece para sempre. Somente durante o Natal, a cada ano, eles se acercam da manjedoura e ali renovam o quadro visual, comovente e ímpar da manjedoura aonde JESUS, infante e pobrezinho, dormia num estábulo. Depois, só no próximo Natal. Desta maneira, o seu JESUS é sempre um infante e sentimental.
Para muitos, JESUS está na cruz. Este grupo é bem maior que o anterior. Há muita gente ligada à cruz diariamente do que à manjedoura. Eles reconhecem que JESUS não somente nasceu e foi posto na manjedoura, e que também morreu na cruz, de modo cruel e execrável, mas não vão além. Não aceitam a morte de JESUS em seu lugar para os remir, nem O aceitam como o seu Salvador pessoal. A cruz de Cristo é venerada e adornada, mas não o Cristo da cruz.
Para muitos, JESUS está nos quadros pintados e nas imagens.
Fora dali, para eles não há JESUS nenhum. Desconhecem por completo o que diz a Palavra de Deus: “...se creres, verás a glória de Deus...” (Jo 11.4); “...bem-aventurados os que não viram e creram...” (Jo 20.29); “...porque andamos por fé e não por vista...” (II Co 5.7).
Para muitos, JESUS está na História. São muitos milhões que se deleitam nos relatos da vida de Cristo. Como Ele amava as crianças, curava os enfermos, libertava os endemoninhados, limpava os leprosos, curava os cegos, socorria as viúvas, ressuscitava os mortos, dava pão aos famintos, dominava a natureza, e mesmo já crucificado, salvou um malfeitor arrependido. Porém, quando se convidam estas pessoas para seguirem a Cristo, elas não querem. Seu JESUS é apenas histórico.
Mas, olhai agora o outro lado deste assunto. Contemplai os milhões que tem JESUS entronizado em seus corações, em suas vidas. Eles fazem questão que JESUS reine, domine e apareça nos mínimos aspectos da sua vida espiritual, moral, social, doméstica e funcional. Afinal, onde está JESUS para ti, amigo? Considere bem estas coisas e aceita JESUS de todo o teu coração; segue-O fielmente e logo mais estarás com Ele no Seu reino de glória, amor e felicidade. E, tantos quantos já conhecem JESUS como seu Salvador pessoal, que O conheçamos mais e mais, como está escrito:
“...conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” (Os 6.3).
Assim, que JESUS nasça em inúmeras vidas, fazendo nelas tudo novo, e seja achado por aqueles que O buscam arrependidos e de todo o coração.
(Antonio Gilberto/MP 1246-Dez.1990)
Nenhum comentário:
Postar um comentário