segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS (I)


Estaremos publicando a partir dessa edição um tratado esclarecedor sobre o batismo bíblico em Nome de JESUS. Por se tratar de um estudo extenso vamos dividi-lo em várias partes para facilitar seu acompanhamento e leitura. O mesmo é parte de vasta literatura que temos acerca desse tão combatido mas rico e esclarecedor assunto. Esperamos que você seja edificado e muito mais que isso, seja esclarecido e permita que o Espírito do Senhor o conduza à verdade sobre tão importante revelação bíblica. São nossos votos, também, que você, ao ler esse tratado, seja grandemente abençoado.





PARTE I
A maior parte da controvérsia sobre a fórmula surge simplesmente porque a verdade bíblica é raramente estabelecida. As pessoas persistem em ligar o assunto com as suas ideias acerca da personalidade da Divindade e argumentos confusos se seguem. Tendo me encontrado com os mais variados pontos de vista, através de um período de vinte e cinco anos, concluo que a maioria das opiniões sobre a Divindade é impropriamente formulada e tão desesperadamente ilógica, que qualquer elemento de verdade que se possua de um ou de outro lado, sufoca-se e o argumento termina em exasperação.

E a discussão que começa em esforço para determinar a escritural e apostólica fórmula a ser usada no batismo, quase sempre termina em uma disputa não-escritural, ou em ridículas ideias sobre a Divindade, e a questão original da fórmula batismal é deixada para trás. Isto é muito lamentável, porque há uma verdadeira verdade espiritual, ligada com o uso do Nome de JESUS no batismo, e não tem referência conclusiva a qualquer ideia pessoal sobre a Divindade.

Tenho conhecimento de certos russelitas (testemunhas de jeová) e irmãos de Plymouth que praticam o batismo em Nome de JESUS, não obstante que os primeiros creem que Cristo seja só o arcanjo e mais nada, enquanto os últimos aceitam o ponto de vista trinitário. Esses homens não baseiam sua fórmula batismal sobre os pontos de vista acerca da Divindade. Eles compreendem o que muitos não conseguem compreender, que Deus nunca tencionou que o batismo fosse usado para designar aderência a um dogma teológico com o qual não tem conexão lógica alguma.

Se isto fosse reconhecido, creio que muitos irmãos que sentem que não poderão abandonar suas concepções acercam da Divindade, no entanto, praticariam o batismo no Nome de JESUS. Lembrando-nos disto, vamos tratar de apurar a verdade bíblica sobre este assunto.. Primeiro, examinaremos o registro para ver se há algum fundamento escritural para este modo de batismo. 



(Segue na próxima edição)



Nenhum comentário:

Postar um comentário