A VERDADE EXPLICADA:
Davi, falando proféticamente, disse: "Se nós esquecemos o nome do nosso Deus...porventura não esquadrinhará Deus isso?" E continua dizendo: "Sim, por amor de ti, somos mortos todo o dia..." (Sl 44.20-22). Por amor de quem? Por causa de Deus, cujo nome eles não esqueceriam. Quem eram "eles"? Paulo aplica estes versículos aos apóstolos em Romanos 8.36: "Por amor de ti, somos entregues à morte todo o dia..." Por amor de quem e por causa de que Nome foram mortos os apóstolos? Pelo Nome de JESUS! Notai estas Escrituras:
"Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo..." (At 15.26)
Os religiosos perguntaram: "Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?" (At 4.7)
Os apóstolos foram ordenados para "...não falarem mais neste nome...", para que "...não falassem, nem ensinassem o nome de Jesus..." (At 4.7-18; 5.28). Evidência adicional para mostrar a maneira em que os apóstolos cumpriram o mandamento de JESUS em Mateus 28.19,20 para ensinar. Saulo destruía "...aqueles que invocavam este nome..." (At 9.21). Os discípulos foram "injuriados pelo nome de Cristo" (I Pe 4.14), e Pedro acrescentou: "Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte". (I Pe 4.16).
Os apóstolos regozijavam-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas pelo Nome (At 5.41). Foram "...odiados de todos, por causa do seu nome..." (Mt 10.22). Nota-se que não foi por causa dos dons, milagres ou por falar em línguas, etc..., mas por causa do "Seu Nome". O diabo odeia o Nome de JESUS! Disse Gálio aos judeus: "...mas se é questão de palavras, de nomes... tratai vós mesmos..." (At 18.15), e a oposição à cristandade, tanto tanto naquele tempo como hoje em dia, concentra-se na "questão de um Nome!"
Tudo isso demonstra que o Nome de Deus, que Davi falou proféticamente, que não esqueceria (Sl 44.20-22), é o nome de JESUS. Simão Pedro contou ao Concílio em Jerusalém "...como Deus primeiro visitou os gentios a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome...." (At 15.14). A referência aqui fala a respeito da casa de Cornélio, e já notamos que toda a sua casa foi batizada em Nome de JESUS Cristo (At 10.48). Lemos também em Atos 15.17 a respeito dos gentios sobre os quais tem sido invocado "o meu nome". Quem fala é o próprio Jeová (veja Am 9.12), mas quando se refere a Mateus 12.21, acharemos que é "no nome de JESUS que os gentios esperarão".
Alguém poderá perguntar: "...e a respeito do nome do Espírito Santo?" Sem discutir a personalidade do Espírito Santo, um assunto aparte do assunto que estamos tratando, somente apontaremos que a Sua vinda e obra está tão estreitamente associada com a gloriosa ascensão e exaltação de Cristo, e tão dependente dessas, que o próprio JESUS fez as seguintes declarações:
1 - Acerca da obra do Espírito Santo - "Ele me glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar..." E como para contrariar a moderna tendência de limitar o Cristo, o Senhor JESUS Cristo define o alcance deste versículo a seguir: "Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar..." (Jo 16.14,15).
2 - Acerca da vinda do Espírito Santo ao indivíduo - "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros..." (Jo 14.18), acrescentando que "...o Pai enviará o Consolador em meu nome.." (Jo 14.26).
3 - Acerca da presença do Espírito Santo no meio da congregação - "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles". (Mt 18.20).
O apóstolo Paulo reconheceu esta íntima associação quando ele falou de "...Cristo em vós..." (Cl 1.27), declarando que o Senhor é aquele Espírito..." (II Co 3.17). Outras escrituras dão o nome do Senhor JESUS Cristo ao Espírito Santo, e em vão examinar-se-á a Bíblia para descobrir qualquer outro nome para Ele. Desde que já vimos que o nome do Pai está em Cristo, ficaríamos muito surpresos se fosse de outra maneira. Tudo isto se resume nas palavras do Dr. John Munroe Gibson (M.A.D.D.), Reitor da Escola Teológica Presbiteriana da Universidade McGill, e subsequentemente Moderador da Igreja Presbiteriana da Inglaterra. No que diz respeito ao texto "...naquele dia conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós..." (Jo 14.20), disse o Dr. Gibson: "...eu estou em meu Pai...": Aí está a doutrina do Pai; "...vós em mim...": Aí está a doutrina do Filho; "...eu em vós...": Aí está a doutrina do Espírito Santo.
Que existe uma grande área de mistério é evidente, mas não é necessário que nós a exploremos, porque ao pensarmos no Pai -- aí está Cristo -- "...eu estou em meu Pai, e o Pai em mim..."; se pensarmos no Filho -- união à Cristo e o pensamento prático é Cristo em nós -- "eu em vós...", como diz JESUS no texto.
Praticamente vem a ser que Cristo é tudo em todos. "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..."É o "EU SOU" em tudo, até o fim. O Nome Divino está em tudo em Cristo. O Moderador da Igreja Presbiteriana dificilmente poderia ser acusado de fanatismo.
(segue na próxima edição)
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