domingo, 22 de janeiro de 2017

A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS (VI)

A VERDADE EXPLICADA:

A GRANDE COMISSÃO REGISTRADA POR MATEUS
De que modo tem se passado despercebido o espírito desta passagem? Vejamos: "E, chegando, Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos". (Mt 28.18-20). Duas coisas nos são evidentes:

Do começo ao fim, o livro de Mateus dá especial ênfase à realeza de JESUS. Isto é tão notável que, ao ser comparado com os outros evangelhos, tem sido chamado "O Livro do Grande Rei". A morte de Cristo, o sepultamento e a ressurreição, tiveram um efeito sobre as relações entre o homem e Deus; e este aspecto recebe uma ênfase especial na Comissão registrada por Lucas, mas alteram a relação de Cristo com o homem. 

"...e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra..." (Fp 2.8-10). "Porventura não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?" (Lc 24.46). "Toda a autoridade me foi dada... ide portanto..." Nada poderá ser mais claro do que isto -- que a Comissão em Mateus apresenta um aspecto do evangelho que repetidas vezes é negligenciado -- mas sobre o qual Cristo é muito zeloso. Cumprir a grande Comissão segundo a maneira que tencionou o Senhor, devemos "...fazer discípulos de todas as nações...", pregando que "...toda a autoridade lhe foi dada..." (como dito em Mateus). Pregar o "...arrependimento e remissão de pecados em seu nome..." e a "...promessa do Pai..." como em Lucas. Os apóstolos cumpriram, tanto Mateus como Lucas, no Dia de Pentecostes: "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel, de que este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo...". "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo..." (At 2.36-38).

A mesma mensagem se acha em todo o sermão apostólico registrado no livro dos Atos, e sempre na mesma ordem:

(1) A posição exaltada do homem JESUS Cristo, como resultado de Seu sacrifício na cruz.
(2) O consequente benefício ao homem pelo Seu Nome! (Veja At 3.13; 16.19; 4.10-12; 5.31,32; 7.55,56,60; 10.42,43; 13.33-38; 17.3-7; 30.31; 26.13-16,18). Certamente esta amostra de provas escriturais deverá convencer até os mais céticos!
(3) A segunda coisa evidente na Comissão como registrada por Mateus, é que todas os que aceitassem "o ensinamento" dos apóstolos concernentes "à autoridade" de Cristo, deveriam ser batizados em Um só Nome!

Um só Nome, e que esse Nome seria o Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Não obstante o que se creia a respeito da personalidade da Divindade, devemos admitir que o Pai podia "...dar toda a autoridade...no céu e na terra..." ao Filho, e qual dom automaticamente transformaria o Nome do Senhor JESUS, em um nome representado e executando toda a autoridade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo? Seria muito simplório não admitir que Deus podia fazer isto, e ainda mais, faria de Cristo um mentiroso, quem negasse isto.

Portanto, é claro que Mateus, longe de contradizer os outros escritores, recorda uma grande verdade e uma parte essencial da mensagem do evangelho, e que foi transformada em ação, com finalidade decisiva pelos apóstolos. Mas isto ainda não é tudo! Mostraremos, em breve, escrituras testificando abundantemente que o Nome de Deus está em Cristo; de fato, o Nome de JESUS é o Nome do Pai.


(segue na próxima edição)


Nenhum comentário:

Postar um comentário