quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS (X)

A VERDADE EXPLICADA:

RAZÕES INCONTESTÁVEIS
Além destas escrituras e o que elas implicam, há também muitas outras razões indisputáveis porque o Nome de Deus está em Cristo, e nós devemos ser batizados no Nome de JESUS.

Em primeiro lugar, o Filho de Deus "...herdou mais excelente nome..." do qualquer outro ser. (Hb 1.4). Qual é o nome que Ele herdou? O nome de Seu Pai, é claro! Por acaso, não herda cada filho o nome de seu Pai no sobrenome? O nome de Deus estava no antigo templo (I Re 8.29). Portanto, deve estar também, no novo templo do qual JESUS falou dizendo: "...destruí este templo (santuário), e em três dias o reconstruirei..." (Jo 2.19).

O nome de Jeová estava na arca da Aliança (leia II Sm 6.2; I Cr 13.6). "...para fazer subir dali a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do Senhor, que se assenta acima dos querubins..." Foi assim porque a sua glória lá habitava. Quem é a arca hoje em dia, e onde é que habita a glória de Deus? "...cre-me que eu estou no Pai, e o Pai está em mim..." (Jo 14.11); "...porque nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade..." (Cl 2.9), e "...Deus que disse que das trevas resplandeceu a luz, é quem resplandeceu em nossos corações para iluminação do conhecimento da glória de Deus..." Onde? "...na face de Jesus Cristo". (II Co 4.6). Tudo o que continha a arca e tudo quanto ela representava, hoje se encontra em JESUS Cristo!

Devíamos ser batizados no nome de JESUS, porque a Igreja é a Noiva de Cristo (II Co 11.2), e toda noiva recebe o nome de seu esposo, que é, também, o nome do pai do esposo.

Enquanto coletivamente todos nós somos a Noiva de Cristo, individualmente somos Seus filhos. JESUS disse: "...eis aqui estou eu, e os filhos que Deus me deu..." (Hb 2.13; Is 8.18). Assim como Adão foi pai da velha criação, do mesmo modo JESUS é o pai da nova. Adão o 'filho de Deus' (Lc 3.38), foi o nosso pai natural, dando-nos vida física. JESUS -- o Filho unigênito (Jo 3.18), "...o último Adão... espírito vivificante..." (I Co 15.45), é o nosso pai espiritual, chamado em Isaías 9.6 de "...o Pai da eternidade...", dando-nos vida eterna.

Jeová é o nome do EU SOU, o Eterno Deus (Is 40.28), e JESUS o nosso "Pai da Eternidade", tem este mesmo eterno Nome -- JESUS -- Jeová o Salvador. Pela razão de sermos imagem e termos o sangue de nosso pai, que é terreno, é que levamos o seu nome. A vida está no sangue, e o nome indica de quem é o sangue que corre por nossas veias. O sangue nos dá o direito de levarmos o nome de nosso pai. "E assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer a imagem do que é celestial..." (I Co 15.49). De maneira que, se nós chegamos perto "...pelo sangue de Cristo..." (Ef 2.13), não devemos nós também trazer o Seu nome? Mas alguns cristãos são como Esaú -- vendem seu direito de primogenitura por um prato de "guisado vermelho" teológico (Hb 12.16; Gn 25.29-34).

Devemos ser batizados em Nome de JESUS Cristo porque Deus O exaltou sobremaneira "...acima de todo o nome que se refere não só ao presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja..." (Ef 1.21,22).

E da mesma maneira que "na congregação do deserto" estiveram todos sob a nuvem, como no mar, em Moisés" (I Co 10.1,2), porque Moisés era o líder e mediador da Velha Aliança, assim também a Igreja do Novo Testamento, é batizada em Cristo, como seu líder e mediador de uma nova Aliança. Isto é reforçado ainda mais em Apocalipse 15.3, onde os redimidos "...cantavam o cântico de Moisés e do Cordeiro".

Devemos ser batizados em Nome de JESUS Cristo, porque o apóstolo Paulo mandou: "...e tudo o que fizerdes, por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus". (Cl 3.17). Sem dúvida alguma o batismo é tanto "em palavra" como também "em ação". Por que é que muitos pregadores usam o Nome de JESUS para expulsar demônios, para orar pelos enfermos, em todas as formas de oração, inclusive no dar; todavia, persistentemente recusam em usá-Lo no batismo?

Devemos ser batizados em Nome de JESUS, porque -- "...em nenhum outro há salvação, porque também debaixo dos céus, nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devemos ser salvos..." (At 4.12). "Deus deu-lhe um nome que é sobre todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho..." (Fp 2.9). "Torre forte é o nome do Senhor; para Ele correrá o justo e estará salvo..." (Pv 18.10).


(segue na próxima edição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário