terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS (XII)

A VERDADE EXPLICADA:

5 - Mas, a maior reclamação se levanta contra o princípio e prática de rebatismo. Diz-se: "está bem batizar os novos convertidos em Nome de JESUS, desde que o requerem, mas está errado rebatizar uma pessoa..." Vamos analisar esta objeção:

-- Nos seus motivos;
-- Em sua lógica;
-- Em seu fundamento escritural.

A - Os que levantam esta objeção são aqueles que tem sido obrigados a admitir que o batismo em Nome de JESUS é o batismo segundo as Escrituras. Nossos mais obstinados oponentes sabem que isto é verdade, e por isto ninguém até o dia de hoje tem ousado aceitar o nosso desafio, ainda em pé, depois de muitos anos já, para debater esta questão publicamente. Mas assim, esperam anular o que não podem refutar. Enquanto puderem evitar os rebatismos, a 'infecção' não se espalhará entre as suas congregações, porque eles cuidarão que os 'novos convertidos' sejam 'bem doutrinados' antes de serem imersos. Bem sabem eles que o novo convertido não está, de maneira alguma, capacitado de 'requerer' fórmula particular, e muito menos depois de terem os pensamentos prejudicados!


B - Mas esta objeção é tanto ilógica como astuta. Se está certo o batizar no Nome de JESUS aqueles que, há pouco tempo, se arrependeram dos seus pecados, e que tem pouco conhecimento da Palavra de Deus, por que será errado rebatizar aqueles que, depois de uma madura reflexão no Espírito Santo, chegaram à convicção de que não foram batizados segundo as Escrituras? Que razão tem pregadores de honrar os "requerimentos" dos novos convertidos e de recusar os requerimentos de crentes já estabelecidos? Não é verdade de que muitos desses mesmos pregadores praticam rebatismo nos casos de convertidos que foram imergidos antes de sua conversão, porque tais pessoas não entenderam o que estava fazendo no tempo da sua primeira imersão, e nem estavam preparadas espiritualmente?


C - Quando estes objetores falham em dar uma razão lógica para opor o rebatismo, então inventam uma de ordem técnica -- pois dizem que -- a Bíblia declara "...há um só batismo..." (Ef 4.5), e o rebatismo faz dois... Qualquer apelo à Bíblia, é sempre fatal aos argumentos dos oponentes do Nome de JESUS, e este caso não é exceção. A Bíblia enfaticamente diz que há um só batismo e SOMENTE UM que é reconhecido pela Igreja cristã, mas este ÚNICO batismo é o mesmo batismo que os efésios receberam em Atos 19.5, quando pelo menos "uns doze" deles foram rebatizados no Nome do Senhor JESUS.

O rebatismo deles não fez dois batismos cristãos -- melhor, eles renunciaram uma forma de batismo autorizada por Deus porque uma revelação maior da parte de Deus tornara inadequado o batismo de João Batista e o havia substituído. Isto harmoniza-se com o conhecido "MAIOR LUZ TRAZ MAIOR RESPONSABILIDADE". Se é verdade que aqueles que foram imersos antes de se converterem, desonraram a Deus, praticando um forma de batismo sem entender seu verdadeiro sentido espiritual, o que diremos, então, daqueles que professam ser cheios do Espírito Santo, mas que agem tão contrário à verdade e as vezes são mais obstinados neste assunto do que o pecador? Quando vem a reconhecer que o seu batismo nas águas não cumpriu o propósito de Deus, dando-Lhe a glória que Ele quer receber, por intermédio deste ato glorioso, serão justificados eles, em fazer menos do que se requer do pecador arrependido, isto é, ser rebatizados escrituralmente? 


(segue na próxima edição)


Nenhum comentário:

Postar um comentário