terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS (II)

A VERDADE EXPLICADA:


REGISTRO ESCRITURAL
Ao passo que um olhar de relance ao livro dos Atos dos Apóstolos, mostra somente três casos de uso do Nome de JESUS no batismo, um exame mais cuidadoso revelará nove de tais casos:


1. Os judeus, no Dia de Pentecostes, foram mandados a se "batizarem cada um deles no nome de Jesus Cristo". (At 2.38).

2. Os samaritanos foram "batizados em Nome do Senhor JESUS" depois de Filipe lhes haver pregado "acerca do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo..." (At 8.12,16).

3. Os gentios na casa de Cornélio, depois de Pedro lhes pregar o Evangelho, "...mandou que fossem batizados em nome do Senhor..." (At 10.48). Afinal, quem é o Senhor? Não há dúvida nenhuma -- os cristãos não tomam por Senhor outro a não ser o Senhor JESUS, isto é: "...um só Senhor...". Mas a Versão Revista de Weymouth (tradução em inglês) como também a Vulgata, não deixam lugar a dúvidas. Falam claramente: "...no nome do Senhor Jesus Cristo...". Também a nova tradução em português, fala o mesmo.

4. Saulo de Tarso estava tratando de "...prender todos os que invocavam o nome de Jesus..." (At 9.14) mas qual foi a sua grande surpresa, quando o próprio JESUS lhe apareceu para dizer-lhe que o Seu Nome é o Nome do Senhor (At 9.5), e que ele devia levar esse Nome (At 9.15). De acordo com isto, Saulo foi batizado em Nome do Senhor JESUS Cristo, onde ele disse: "...todos quantos FOMOS batizados em Jesus Cristo..." incluindo a si mesmo, junto com os crentes de Roma.

5.Os crentes na igreja de Roma "...foram batizados em Jesus Cristo...",  "...batizados na sua morte... -- sepultados com Ele pelo batismo...", ressuscitados, "...como Cristo ressuscitou dos mortos...--...plantados juntamente...--...unidos com ele...", "...na semelhança da sua morte...", etc (Rm 6.3,5). Em toda essa elaborada explicação do significado do batismo nas águas, onde se encontra a mais leve sugestão de que o batismo fosse instituído para ser uma confissão pública da doutrina da Trindade? O Pai não morreu, não foi sepultado! Não foi ressuscitado dos mortos! Ninguém pode ler esta passagem pensativamente sem formar a mesma opinião do famoso expositor bíblico, Dr. A.C. Gaebelen, um trinitário que disse: "Antes prefiro pensar, visto que o batismo é na morte de Cristo, que a fórmula "...em Nome do Senhor JESUS Cristo..." é correta.

6. Em I Coríntios 1.12,13 lemos: "Quero dizer com isto que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo; e eu de Cefas; e eu de Cristo. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" Ora, quem foi crucificado pelos coríntios? JESUS Cristo! Em nome de quem foram eles batizados? JESUS Cristo! O contexto não permite outras respostas, porque a menos que eles tivessem sido batizados no Nome do Senhor JESUS, o argumento de Paulo não teria sentido algum. Ainda mais, Paulo descreve certos pecadores em I Coríntios 6.9-11, e acrescenta: "..e é o que alguns tem sido, mas vós vos lavastes, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus..." Obviamente se refere aqui ao duplo batismo nas águas e no Espírito Santo, tão comum nos dias apostólicos. Assim se vê que os coríntios também foram batizados em Nome do Senhor JESUS.

7. Da mesma forma, os gálatas foram batizados no Nome de JESUS. Gálatas 3.27 diz: "...porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes..." Talvez seja necessário apontar que não há, de maneira alguma, pensamento de que só alguns dos gálatas foram assim batizados, mas ao contrário, pelo fato de eles terem sido molestados pelo legalismo, Paulo faz comparação de todos aqueles que são das obras da lei (Gl 3.10), e todos os que obrigam a circundar-se (Gl 6.21), com quantos fostes batizados, mostrando assim que não há necessidade para se submeterem à circuncisão carnal, desde que o batismo em Nome de JESUS é o rito cristão correspondente ao rito da circuncisão (Cl 2.11,12). Reverter à circuncisão significaria que a sua confissão batismal de Cristo "...não lhes teria sido de proveito algum..." (Gl 5.1,2).

8. Os crentes efésios foram batizados por Paulo "..em nome do Senhor Jesus..." (At 19.5).

9. Os colossenses foram "...sepultados com Cristo no batismo..." (Cl 2.12). Esta mesma expressão é usada em Romanos 6.3,4 (veja item 5 acima), onde é definitivamente declarado que os crentes foram batizados em JESUS Cristo.



(segue na próxima edição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário