A VERDADE EXPLICADA:
A GRANDE COMISSÃO
A Grande Comissão está registrada em todos os quatro evangelhos e no livro dos Atos dos Apóstolos. Foi o tema dos quarenta dias, depois da ressurreição, quando nosso Senhor, sendo visto pelos apóstolos, falou-lhes concernentemente ao Reino de Deus (At. 1.13), sendo recebido em pelo menos três ocasiões diferentes.
A primeira é registrada em Marcos 16.14-18 e João 20.19-23, e ocorreu enquanto os discípulos estavam sentados fazendo refeição em Jerusalém, na véspera da Sua ressurreição. A segunda é registrada em Mateus 28.16-20, ocorrendo em um monte na Galiléia (provavelmente onde foi pregado o Sermão da Montanha) à uns 100 quilômetros distante de Jerusalém. A terceira é registrada em Lucas 24.45-51 e nos Atos 1.6-9 e aconteceu pouco antes da Ascensão do Monte das Oliveiras que dá vista à Jerusalém.
A Bíblia declara que JESUS "soprou sobre", ou inspirou Seus apóstolos antes de Ele começar com esta série de discursos (Jo 20.22); que estes mandamentos foram dados por nosso Senhor aos apóstolos "pelo Espírito Santo" (At 1.2); que Ele "lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras" (Lc 24.45); que começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, "...expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras..." (Lc 24.47); e que esperava que Seus apóstolos fossem Suas testemunhas (At 1.8), seriam testemunhas "destas coisas" (Lc 24.48). Quais coisas? Ora, as coisas das quais Ele, a Palavra viva, lhes interpretou da Palavra escrita (da qual Ele mesmo é o Autor), as coisas concernentes das quais Ele lhes abriu o entendimento às coisas contidas nos "mandamentos dados pelo Espírito Santo", registrados, como a Grande Comissão em todos os evangelhos e somadas no pronunciamento final em Lucas 24.46-49 a saber, Sua morte, Seu sepultamento e Sua ressurreição, e a identificação do indivíduo pecador com estes três fatos históricos pelo (1) arrependimento, (2) o batismo nas águas e (3) o batismo no Espírito Santo.
Qual a maneira em que os apóstolos cumpriram a ordenança de JESUS? Você já tem lido o registro referido aos nove grupos de pessoas -- todos batizados em nome de JESUS. Agora compare outra vez a mensagem do apóstolo Pedro, no Dia de Pentecostes e note a consistente interpretação da Grande Comissão pelo Espírito Santo. Pedro, apoiado pelos outros apóstolos, inclusive Mateus (At 2.14-37), disse: (1) Arrependei-vos; (2) "...cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados...", e (3) "...recebereis o dom do Espírito Santo, porque a promessa vos diz respeito a vós..." (At 2.38,39).
JESUS disse que deveriam pregar (1) Arrependimento, (2) remissão dos pecados em Meu Nome, e (3) "...eis que envio sobre vós a promessa do meu Pai..." (Lc 24.47-49). Alguém ousará dizer que o mandamento primeiramente dado pelo Espírito Santo em Mateus 28.19 é contraditório àquele dado em Lucas 24, também dado pelo Espírito Santo, e tão consistentemente interpretado pelos discípulos através do inteiro livro dos Atos? Ousará alguém dizer que os apóstolos deram instruções erradas à três mil almas, sob convicção de pecado no dia de Pentecostes? Considere o que isto implicaria! Implicaria que a inspiração impartida aos apóstolos, quando o Senhor JESUS soprou sobre eles, fosse inútil; que as instruções pessoais de Cristo durante os quarenta dias fossem vãs; que a declaração clara de que o Senhor mesmo "...abriu-lhes o entendimento..." fosse mentira e qua a unção do Espírito Santo no dia de Pentecostes fosse farsa!
Isto seria acusar Cristo de manifestar menos discernimento na escolha de Seus apóstolos do que um homem de negócios manifesta na escolha de seus empregados! Mas é exatamente isto que alguns pregadores tem ousado dizer. Ah! quão perto estão estes homens de blasfemarem contra o Espírito Santo!
(segue na próxima edição)
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