terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS (VII)

A VERDADE EXPLICADA:


A IMPORTÂNCIA DO NOME DE JESUS
Em primeiro lugar, devemos convencer a nós mesmos pelas referências escriturais que este não é assunto insignificante, mas, ao contrário, é de grande importância aos olhos do Senhor. Deus dá grande valor ao Seu Nome.

(1) Ele age contra aqueles que O profanam: "Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o SENHOR TEU DEUS, então o Senhor fará espantosas as tuas pragas, e as pragas de tua descendência, grandes e permanentes pragas, e enfermidades malignas e duradouras..." (Dt 28.58,59)

(2) Ele proíbe que nós lembremos os nomes dos deuses falsos (Ex 23.13), mas exige que relembremos que é "...excelso o seu nome..." (Is 12.4).

(3) Ele amaldiçoa os profetas que proferem falsas visões e sonhos fazendo com que o Seu povo esqueça do Seu nome (Jr 23.25-27). Que os profetas fiquem avisados desde já! Diz Davi em Salmos 44.20,21: "Se nós esquecemos o nome do nosso Deus...porventura não esquadrinhará Deus isso?" 

(4) Em Salmos 91.14-16, Deus faz uma promessa sextupla ao homem que a Ele se apega com amor e conhece o Seu Nome.

(5) Deus faz uma solene advertência para não menosprezar o Seu Nome na pessoa de Seu Filho quando diz, a respeito do anjo do Concerto: "Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira..." Por que? "...porque o meu nome está nele". (Ex 23.21).

Todo estudante da Bíblia sabe que o Senhor JESUS Cristo é o anjo do Concerto (Ml 3.1; I Co 10.9). O mesmo pensamento é subentendido em Salmos 2.12: "Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho..." Desde que Deus requer que "conheçamos" Seu Nome, que "relembremos" que é "excelso", que não o "esqueçamos", que nos mandou "temê-lo", e desde que Ele declara que está "...em seu Filho...", certamente convém saber qual é este Nome.

O NOME DE JESUS
Deus tem revelado muitas vezes e de muitas maneiras sob diversos nomes: El, Eloim, Elyon, El Shaddai, El Olam, Adonai, Eloah, concernentes aos quais o espaço reduzido não nos permitirá falar particularmente, mas há um Nome conhecido no Antigo Testamento como "o Nome". Este aparece 6823 vezes, mais do que o dobro de todos os outros nomes. Este é "JEOVÁ"! Este Nome foi considerado pelos judeus como "o Nome Inexprimível", apesar de O abreviar para a forma Jah, incorporando-o nos seus nomes pessoais, como por exemplo: Elias, Isaías, Jeremias, etc...

Este é o Nome de que somos manados a temer (Dt 28.58 - traduzido como "o Senhor"). Este é o Nome que devemos relembrar "que é excelso" (Is 12.2-4). Este é o Nome usado por Deus no inteiro capítulo 23 de Jeremias, o capítulo em que Ele ameaça os profetas mentirosos, e este foi o Nome que o povo "esquecido" confessou quando cessou de seguir a Baal (Jr 23.27; I Re 18.39). Em Êxodo 6.3, foi neste Nome que Deus fez aliança com Moisés e os filhos de Israel, e foi portanto o Nome que estava no anjo do Concerto, a quem se refere em Êxodo 23.21.

Já temos visto que este era o Senhor JESUS Cristo. E séculos mais tarde, quando Deus desejou revelar-Se a Si mesmo, não somente à uma raça, mas para um mundo perecendo -- quando Ele desejou proclamar por intermédio de UM SUPREMO NOME tanto a exaltada posição pessoal do Mediador do "novo e melhor concerto" como a sua condescendência para com o homem -- Ele o fez por intermédio deste mesmo glorioso Nome -- JESUS  -- JEOVÁ -- SALVADOR!

JESUS é a forma grecizada (grega) do hebraico JAHAOSEA, e quer dizer "Jeová o Salvador", queiram os pregadores admitirem ou não. Tenho ouvido se dizer: JESUS quer dizer Salvador -- não o Salvador! Quando se disser assim, ou são totalmente ignorantes ou totalmente desonestos, porque prova insofismável se encontra em Números 13.16, onde Moisés mudou o nome de Oséias, filho de Num. Seu nome significava "Salvador" -- e assim ele foi para a vida nacional de Israel; mas Moisés, sendo profeta reconheceu nele o tipo de um Salvador maior e acrescentou o nome do Concerto, Jah, e daí Jahoshea, ou Josué como se traduz no português. 

E pelo fato de que os nomes JESUS e Josué foram muitas vezes dados aos filhos por pais carinhosos, pretendem alguns pregadores crer que o nome de JESUS é "somente um, nome qualquer, ordinário". Bem sabem eles que há somente um JESUS cujo nome foi anunciado dos céus, e que foi declarado pelo anjo a ser "O Salvador, que é Jesus Cristo, o Senhor..." (Mt 1.21; Lc 2.11). Nós não pregamos um "outro JESUS" (II Co 11.4).


(segue na próxima edição)




Nenhum comentário:

Postar um comentário