quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS (V)

A VERDADE EXPLICADA:
OBEDECENDO AS PALAVRAS DE JESUS

Antes de prosseguir com um detalhado exame de Mateus 28.19, vamos considerar uma declaração frequentemente feita por aqueles que fazem objeção ao batismo em nome de JESUS. Dizem eles: "Eu prefiro antes obedecer as palavras de JESUS do que as dos apóstolos..." Estas pessoas se esquecem de três fatos:

(1) - Que o Senhor JESUS não deixou registro por escrito! Nós dependemos por completo das palavras de Seus apóstolos para o único registro que temos de Suas palavras.
(2) - Que o próprio JESUS declarou que nós deveríamos crer n'Ele através dos apóstolos (Jo 17.20).
(3) - Que obedecer as palavras de JESUS quer dizer TODAS as Suas palavras, tal qual as encontramos em todos os quatro evangelhos - e não somente observar ao pé da letra um só versículo em Mateus, ao passo que se passa por cima do princípio vital do mesmo, como indicado em muitas outras passagens.

As Escrituras são escritas propositadamente de tal maneira que, se o homem não usa de cuidado de ser rigidamente honesto para com Deus, ficará enredado pela letra de algumas passagens, simplesmente em outras partes da Bíblia. Este princípio é claramente estabelecido em Isaías 28.13. É assim que tem acontecido em Mateus 28.19 - aí está a letra da palavra - mas o sentido espiritual é averiguado pela comparação com a Comissão como registrada nos evangelhos de Marcos, Lucas e João, e este sentido comum é praticado nos Atos e pregado nas epístolas. Recorra a qualquer enciclopédia ou a qualquer história da Igreja que quiser; todas elas declaram que enquanto os apóstolos viveram, nenhuma outra fórmula no batismo foi usada a ão ser a "...em nome do Senhor JESUS Cristo...", e estudantes da Bíblia, de maneira nenhuma ligados com o movimento pentecostal, procurando uma explanação deste fato, tem afirmado que à luz das Escrituras do Antigo Testamento, os apóstolos não podiam interpretar as palavras de JESUS de qualquer outra maneira.

O homem que, de proposito, pega em uma cobra, poderá dizer estritamente que está cumprindo a palavra literal de Cristo: - não disse JESUS: "...pegarão nas serpentes...?" (Mc 16.18). Mas os sensatos sabem que cumprir a palavra literal de Cristo neste caso poderá produzir a mais tangível evidência de que "a letra mata" (II Co 3.6)! Por conseguinte procuramos o incidente escritural (At 2.3-6). Para ilustrar o que JESUS realmente queria dizer. Agora, se nós fazemos isto com uma parte da Grande Comissão, por que não seguimos a mesma regra com tudo o mais dela?

Com este pensamento em mente, e lembrando a esmagadora evidência escritural já apresentada, que apoia o uso do Nome de JESUS no batismo, vamos passar a examinar a Grande Comissão como registrada por Mateus.


(segue na próxima edição) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário